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Usuário Funcionário

 

Criação do usuário Funcionário

 
Os perfis de acesso dos usuários com nível Funcionário são criados automaticamente no Portal de Gestão de Pessoas quando é realizada a carga incial inicial de funcionários do SIGER® para o Portal.
 

Primeiros acessos do usuário Funcionário ao Portal

 
Primeiro acesso: O usuário receberá em seu endereço de e-mail uma mensagem indicando que o seu cadastro no Portal de Gestão de Pessoas está pronto. Este e-mail conterá um link de acesso a página de login do Portal.
 
No primeiro acesso deste usuário ao Portal de Gestão de Pessoas ele deverá informar o seu endereço de e-mail no respectivo campo e neste momento será solicitada a informação da senha que ele irá utilizar de forma permanente. Esta senha precisa ser formada por no mínimo 8 caracteres e conter letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
 
Tendo sido cadastrada a senha, o usuário será direcionado para sua página inicial no Portal de Gestão de Pessoas, que será apresentada conforme a imagem abaixo.
 
 

Funcionalidades do Portal para o Funcionário

 
No menu lateral da página do funcionário no Portal de Gestão de Pessoas é possível acessar as funcionalidades disponíveis, como o envio de solicitações ao RH e também o acesso aos seus recibos de pagamento.
 
Envio de solicitações: para enviar solicitações ao RH, o funcionário deve acionar o botão <Minhas solicitações> no menu lateral e depois o botão <Adicionar>, no canto superior direito da janela, conforme demonstrado na imagem abaixo.
 
 
Feito isto, serão exibidas as opções de modelos de solicitações disponíveis. Estes modelos podem variar de acordo com as práticas de cada RH, na imagem abaixo (meramente ilustrativa), o modelo de solicitação selecionado foi de “Envio de atestado”. Conforme demonstrado na imagem, é possível tanto incluir uma mensagem por escrito na solicitação, quanto anexar o documento de atestado em diversos formatos.
 
 
Para que a solicitação seja enviada ao RH, basta clicar no botão <Incluir> no canto inferior direito da janela.
 
Retorno de solicitações: o Funcionário poderá acompanhar a situação das suas solicitações, bem como os retornos das mesmas conforme forem ocorrendo na própria página de solicitações do seu perfil no Portal, acionando o botão <Minhas Solicitações> no menu lateral da página.
 
 
Recebimento de recibos: para acessar os seus recibos de pagamento, o Funcionário deve acionar o botão <Recibos> no menu lateral da sua página. Será exibida então a relação dos seus recibos disponíveis para download, em ordem decrescente, com o mais recente sendo exibido no topo da lista, conforme demonstrado abaixo.
 
 
Para fazer o download do recibo, basta acionar o botão <Download> ao lado do recibo desejado. Os recibos são baixados em formato PDF.
 
Contestação de recibos: caso seja necessário avisar ao RH sobre alguma necessidade de ajuste no recibo de pagamento, o Funcionário pode utilizar a função “Contestar” existente na página de recibos de pagamento.
 
Para enviar a contestação do recibo ao RH, o Funcionário deve acionar o botão <Contestar> ao lado do referido recibo.
 
 
Feito isto, será exibida na tela uma janela na qual o Funcionário deve informar o motivo da contestação do recibo. Conforme demonstrado na imagem abaixo.
 
 
Ao clicar em “Contestar recibo” o Funcionário estará confirmando o envio da contestação ao RH, que receberá uma solicitação do tipo “Contestação de Recibo” já com o respectivo recibo em anexo e a mensagem incluída pelo funcionário.