ERP SIGER® - Sistemas de Gestão ERP BI RH Mobile - www.rech.com.br - Rech Informática Ltda, 2022
Ícones de www.flaticon.com
Pré-requisitos
CONCEITUAÇÃO DA ROTINA DE ENCERRAMENTO DE ESTOQUE
O SIGER® exige que mensalmente seja executada rotina de ‘encerramento’ do Estoque. Ao executá-la o SIGER® irá "fechar" o mês corrente do estoque e "abrir" o novo mês. Dentre outras implicações a rotina de encerramento mensal "troca" as datas do estoque (acumulados).
Exemplo:
"Antes" do encerramento mensal -> neste caso o modulo de estoque está com a data de 28/02/2019 (Vide campo "Data da empresa:" a direita na imagem abaixo).
Indicando então que esta é a data limite para movimentos de estoque.
"Depois" -> neste caso o modulo de estoque ficou com a data do dia 31/03/2019 (Vide campo "Data da empresa:" a direita na imagem abaixo).
Indicando então que esta é a data limite para movimentos de estoque.
» Mas na rotina de encerramento mensal o sistema "só" troca as datas?
Não. O SIGER® faz muito mais que isso.
Durante a execução da rotina o SIGER® faz:
Conferências de movimentações
Apuração do saldo físico e financeiro
Consistências de movimentações de estoque e
Criação dos ‘acumulados’ para o período seguinte
CONSIDERAÇÕES SOBRE ENCERRAMENTO MENSAL
Antes de executar a rotina de encerramento, é importante observar alguns pontos:
Se a sua empresa NÃO faz contagem física de estoque (inventário mensal)
Vá direto para a rotina de ‘Encerramento’. O primeiro passo é dar uma olhada no tópico na rotina de "pré-encerramento"
Empresas que fazem contagem mensal dos estoques seja total ou parcial (inventário mensal)
Deve ser executado primeiro o inventário do mês que se pretende encerrar para depois executar o encerramento mensal.
Nesse caso dê uma olhada no tópico específico reservado a rotina de inventário. Lá está todo detalhamento para execução correta do inventário no sistema.