A Seleção são os filtros que serão aplicados no processamento dos dados.
Com a nova SPD, esse processo se tornou dinâmico e permite que sejam salvas, não necessitando realizar a configuração em toda nova geração da listagem – sendo um grande facilitador para os usuários.
ESCOLHA DA SELEÇÃO
Em um mesmo relatório podemos ter n seleções gravadas. Ao lado do botão ‘Seleção’ há um extensor que permite a definição da seleção.
Também é indicada a seleção abaixo dos campos, e quando esta é alterada, é feita uma indicação com asteriscos.
CRIAÇÃO DE SELEÇÃO
A criação de uma nova seleção é feita diretamente na tela principal, onde ao realizar as alterações necessárias é indicado que a seleção será salva – também pelo extensor de ‘Seleção’, ou pelo Ctrl+S.
Nas situações onde as alterações foram feitas baseadas em uma seleção já criada, é exibido uma mensagem questionando se será criada uma nova, ou se é apenas a alteração da que já existe.
Na criação de uma nova seleção, são exibidas as telas de configuração. Elas são muito semelhantes às telas de configuração de layout – com o mesmo funcionamento.
- Todos os usuários do SIGER®: Quando marcado, outros usuários do SIGER® poderão utilizar – não podem alterar. Quando desmarcado apenas o criador faz uso do layout.
-Todos os menus do SIGER®: Se esse mesmo layout pode ser usado em outros menus do SIGER® que utilizam a mesma tabela para processamento. Quando desmarcado, aparece apenas no menu de sua criação.
ALTERAÇÃO DE SELEÇÃO
A alteração dos filtros precisa ser feita através do botão ‘Salvar seleção’. Para alterações das configurações, precisa ser acessado o gerenciador de seleções, exibido ao clicar no botão <Seleções>.
Clicando na Seleção exibida pelo grid, e posteriormente em <Alterar>, é exibida a tela das configurações, porém ela tem um campo especifico diferente comparado à tela da inclusão.
O campo "Ação ao alterar seleção salva" se refere ao alterar os filtros e gerar o relatório, onde é perguntado se deseja salvar, criar uma nova, ou não salvar.
- Perguntar: Sempre irá abrir a mensagem ao fazer alguma alteração da seleção e avançar.
- Salvar automaticamente: Sem perguntar, regrava a seleção.
- Não salvar: Sem perguntar, não salva as alterações.
FILTROS ADICIONAIS
Na primeira parte do material vimos que nem sempre são mostrados todos os campos para filtragem na tela inicial. Um facilitador para identificar se há alguma seleção nestes campo não exibidos ou não é observar a literal de acesso à eles.
Sempre que existir (*) há alguma seleção.
Dentro da exibição dos dados adicionais existem outras duas ferramentas de grande utilidade.
- Exibir apenas alterados: Irá mostrar apenas aqueles que têm alguma seleção.
- Exibir desabilitados: Os desabilitados são os exibidos na tela principal; não é possível alteração pelo grid, mas pode ser visto os conteúdos.
EXCLUSÃO DE SELEÇÃO
Também feita pelo gerenciador de seleções, e assim como os layouts, pode ser excluído apenas pelo seu criador.
VISUALIZAÇÃO DE SELEÇÃO
É a montagem estrutural dos campos com conteúdo. Respeita a hierarquia de tabelas e mostra os conteúdos definidos para cada campo.
RESTAURAÇÃO DA SELEÇÃO
É a função F7 em cada um dos campos, e a opção ’Limpar Seleção’ do extensor de ‘Seleção’