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Recuperação de dados

 
Neste tópico iremos abordar os procedimentos a serem adotados quando ocorre a perda de dados da empresa (seja por problemas no HD do servidor, sequestro de dados, entre outros).
 
É importante frisar que a perda de dados sempre irá gerar um grande transtorno para a empresa, por isso o recomendado é manter uma rotina de backup bem organizada, evitando assim a necessidade de empregar muito tempo nas rotinas de recuperação de dados. Para informações sobre como efetuar o backup, consulte o tópico Cópia de Segurança.
 
 

Primeiro passo

Ao identificar que ocorreu algum problema com a base de dados, o primeiro passo é entrar em contato com o TI da sua empresa. Caso o TI identifique a perda de dados, o mesmo deve providenciar o backup mais recente da base, para que o mesmo possa ser restaurado.
Tendo o backup, entre em contato com o suporte da Rech, e solicite auxílio ao setor GTI (Gestão da Tecnologia da Informação).
 

E depois que o backup for restaurado?

Se a rotina de backup da empresa estiver em dia e o backup for do dia imediatamente anterior e não houve movimento na data corrente, após restaurar o backup é só voltar a usar o SIGER® normalmente.
 
Caso ocorra a perda de dados de algum período, devem ser seguidos os passos descritos nos subtópicos, de acordo com os módulos que a empresa utiliza:
 
 
ATENÇÃO: Antes de refazer as apurações dos impostos, verifique se o setor de Vendas e Faturamento já reimportou os movimentos de saída.