Neste tópico iremos abordar os procedimentos a serem adotados quando ocorre a perda de dados da empresa (seja por problemas no HD do servidor, sequestro de dados, entre outros).
É importante frisar que a perda de dados sempre irá gerar um grande transtorno para a empresa, por isso o recomendado é manter uma rotina de backup bem organizada, evitando assim a necessidade de empregar muito tempo nas rotinas de recuperação de dados. Para informações sobre como efetuar o backup, consulte o tópico
Cópia de Segurança.
Primeiro passo
Ao identificar que ocorreu algum problema com a base de dados, o primeiro passo é entrar em contato com o TI da sua empresa. Caso o TI identifique a perda de dados, o mesmo deve providenciar o backup mais recente da base, para que o mesmo possa ser restaurado.
Tendo o backup, entre em contato com o suporte da Rech, e solicite auxílio ao setor GTI (Gestão da Tecnologia da Informação).
E depois que o backup for restaurado?
Se a rotina de backup da empresa estiver em dia e o backup for do dia imediatamente anterior e não houve movimento na data corrente, após restaurar o backup é só voltar a usar o SIGER® normalmente.
Caso ocorra a perda de dados de algum período, devem ser seguidos os passos descritos nos subtópicos, de acordo com os módulos que a empresa utiliza:
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As movimentações que não forem recuperadas ao restaurar o backup, deverão ser refeitas manualmente.
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As movimentações que não forem recuperadas ao restaurar o backup, deverão ser refeitas manualmente.
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As movimentações que não forem recuperadas ao restaurar o backup, deverão ser refeitas manualmente.
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As notas de entrada precisam ser lançadas novamente
sem integrar com o estoque (a movimentação e o saldo de estoque
não serão recuperados, sendo necessário fazer uma digitação de inventário, por isso não existe necessidade das notas integrarem com o estoque).
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O lançamento é feito normalmente pelo menu
LFI 2.1-I.
ATENÇÃO: Antes de refazer as apurações dos impostos, verifique se o setor de Vendas e Faturamento já reimportou os movimentos de saída.
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O primeiro ajuste a ser feito no Faturamento é a alteração do número da última nota emitida e ajuste na numeração dos boletos, para que a emissão de notas possa continuar ocorrendo.
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Verifique o número da última nota emitida e entre em contato com o suporte da Rech, solicitando auxílio na área de Faturamento.
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O técnico que lhe atender, depois de confirmar a numeração da última nota, vai acessar o menu do
FAT 1.2-A, botão <Nota Fiscal>, botão <Séries/Faturas> e alterar a numeração da nota mediante senha.
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Posteriormente irá conferir os locais de cobrança que geram boleto, ajustando a numeração dos mesmos.
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Até que seja feito o inventário de estoque, a integração do Faturamento com o estoque deverá ficar como offline.
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É possível reimportar as notas de venda através da importação dos XMLs e posteriormente gerar as notas no Faturamento para manter o histórico de vendas, bem como reintegrar os movimentos com o módulo Financeiro. O procedimento de importação dos XMLs e reintegração com Faturamento e Financeiro está detalhado no tópico
Importação dos XMLs de saída.
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As notas de entrada e de saída irão regravar os documentos no financeiro se forem feitos os procedimentos de importação via XML indicados acima.
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Para efetuar a baixa desses documentos, é possível refazer o retorno de cobrança.
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O lançamento das notas não deve integrar estoque. Para corrigir o saldo em estoque, deve ser feito o inventário, conforme instruções do tópico
Inventário de Estoques.
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As movimentações que não forem recuperadas ao restaurar o backup, deverão ser refeitas manualmente.
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As movimentações que não forem recuperadas ao restaurar o backup, deverão ser refeitas manualmente.