×
Menu

Fracionador de Períodos

 
Fracionador de Períodos
1

Periodicidade

1. Periodicidade
Através desse campo é possível selecionar qual o intervalo de tempo que um período representará. Segue abaixo uma breve explicação sobre as opções:
 
01-Diário: Cria 1 registro para cada dia dentro do intervalo de tempo selecionado.
02-Semanal, 03-Quinzenal, 04-Mensal, 05-Bimestral, 06-Trimestral, 07-Semestral e 08-Anual: É condicionado pelo campo "Considera ISO 8601". Caso o mesmo estiver marcado, considera um número de dias pré-definido para representar um período:
02-Semanal: 7 dias
03-Quinzenal: 14 dias
04-Mensal: 28 dias
05-Bimestral: 56 dias
06-Trimestral: 84 dias
07-Semestral: 168 dias
08-Anual: 1 ano
 
Se não considerar a ISO 8601, é respeitado o início e fim de mês para as periodicidades acima de 02-Semanal. É calculado o número de dias que representa o período através do mês que está sendo processado.
 
09-Informar dias e 10-Informar meses: Permite que o usuário digite o número de dias ou meses(conforme opção) para representar um período.
Se for selecionada a opção 10-Informar meses, o número de dias é calculado multiplicando o número de meses informados por 28. Se for informado, por exemplo, 4 meses, o número de dias que representará um período será 112(4 * 28).
 
11-Período total: Considera o número de dias compreendidos entre a data inicial e final para representar um período.
Ex.: Se forem informadas data inicial 01/01/2012 e data final 02/02/2012, o número de dias para representar um período será 33.
 
2

Data inicial e final

2. Data inicial e final
Nesses campos o usuário informa o intervalo de tempo no qual os períodos serão fracionados.
 
3

Considera ISO 8601

3. Considera ISO 8601
A norma ISO 8601 determina, além de outras coisas, os dias em que a semana começa e termina. Portanto, se esta opção estiver marcada, o fracionador de períodos considerará a segunda-feira como o primeiro dia da semana e o domingo como o último.
Se a opção estiver desmarcada, a semana será considerada a partir da data inicial do primeiro período criado. Se o primeiro período criado iniciar, por exemplo, na quarta-feira, o fracionador terá como referência o início da semana na quarta-feira e fim na terça-feira da semana seguinte. Isso é útil caso o usuário queira criar períodos que iniciam em uma semana e terminam em outra.
 
4

Inverter todos

4. Inverter todos
 
5

Fraciona períodos por dia

5. Fraciona períodos por dia
Se o período tiver data de início e fim diferentes, é através dessa opção que o usuário determina se irá ser criado um registro só para o período ou será criado um registro para cada dia do período.
Isso se torna útil quando o usuário deseja que alguma tarefa seja repetida todos os dias no período ou quando ele deseja que a tarefa inicie em um dia e termine em outro.
 
6

Desmarcar todos

6. Desmarcar todos
Desmarca todos os dias selecionados.
 
7

Marcar todos

7. Marcar todos
Marca todos os dias selecionados.
 
8

Simulação

8. Simulação
Ao clicar nesse botão, é possível visualizar em um grid os períodos que serão criados utilizando a seleção definida pelo usuário. Assim o usuário poderá saber quais períodos serão criados e ajustar a seleção com mais precisão.
 
Exemplo de visualização: