×
Menu

Faturamento de Serviços/Construção

 

HIPÓTESE DE UTILIZAÇÃO

Utilizada para cobrança dos serviços realizados referentes às notas de remessa de materiais de construção.
 

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃO

Deve ser informado um cadastro de cliente e, opcionalmente, o local de entrega para filtro das notas de remessa.
A CFOP utilizada será a 9.900, carregada automaticamente.
É possível informar uma sequência de CFOP, porém deve estar configurada com o tipo de escrituração fiscal 0-Todos os valores e tipo de movimento 2-Movimento normal.
Também existem os campos de data inicial e final das remessas (com CFOP 5.949 ou 6.949) a filtrar.
Avançando da janela principal, são carregados os itens de remessa em lista para seleção dos desejados. É necessário selecionar as NFs de remessa integralmente (todos os itens).
Avançando novamente, é possível informar os dados de cobrança.
No menu 2-3-P, botão <Materiais/serviços> é possível configurar o produto que será utilizado para cobrança da parcela das remessas que corresponde aos serviços, o percentual do valor das remessas que será cobrado a título de "materiais" e a correspondência dos produtos remetidos com serviços a serem cobrados, ou seja, serviços que serão utilizados na NF de faturamento de serviços/construção.
 

PARTICULARIDADES DA NOTA FISCAL EMITIDA

Serão impressos todos os itens selecionados acumulados por produto, com código do serviço associado, quantidade acumulada e valor acumulado na proporção do percentual de valor dos materiais.
É gerado um item a mais para cobrança do serviço, com código informado para cobrança da parcela correspondente aos serviços, quantidade total geral e valor restante (valor total das remessas subtraído do valor total dos itens anteriores, calculados pelo percentual de valor de materiais).
 

PARTICULARIDADES QUANTO AO REGISTRO FISCAL (ENTRADAS/SAÍDAS)

A nota fiscal será demonstrada normalmente no registro de saídas.
 

EFETOS SOBRE A APURAÇÃO DE ICMS, IPI, PIS E COFINS

Por se tratar de serviços, esta nota não influencia apuração de ICMS nem IPI.
PIS e COFINS serão acumulados nas apurações normalmente, se houverem.
 

EFEITOS NA INTEGRAÇÃO COM CONTROLE FINANCEIRO E CONTABILIZAÇÃO

Se informado um desdobramento configurado como Remessa/Transporte, não ocorrerá a integração com o financeiro e contabilidade.
Nos demais casos, ocorrerá a integração com o financeiro, podendo ser informada a conta contábil para integração na contabilidade.
 

EFEITOS NO CONTROLE DE ESTOQUES

Por se tratar de serviços, esta nota fiscal não influencia no Controle de Estoques.