A estrutura da Demonstração de Resultados – DRE deverá ser definida pelo usuário, em atendimento aos critérios determinados pelo Contador ou Responsável Técnico pela Contabilidade da empresa.
No módulo de contabilidade é possível fazer a definição dos níveis da DRE em qualquer grau no plano de contas, a partir do 3º grau (contas sintéticas), e utilizar sub-totalizadores na demonstração, acumulando os saldos por níveis, contas ou grupos.
OBSERVAÇÃO: A opção de utilizar a definição da DRE somente no 3º grau, ou em qualquer grau deve ser feita por cada usuário, de acordo com suas necessidades de estruturação.
A estruturação e definição dos totalizadores da DRE, pode ser realizada de duas formas, possibilitando configurar de maneira genérica, para todas as empresas existentes no sistema, ou podendo ser específica por empresa e por ano. A estrutura indicada na opção CTB 1.1-T será genérica, ou seja, comum a todas as siglas existentes no sistema, e a estrutura indicada na opção CTB 1.2-R será específica para aquela empresa.
A mensagem informativa abaixo é exibida na opção CTB 1.1-T, para lembrar ao usuário que ele tem essa possibilidade na utilização da estrutura da DRE:
CONFIGURANDO
A estrutura da demonstração de resultado deverá ser elaborada na opção CTB 1.1-T, que posteriormente será utilizada na configuração do plano de contas, na opção CTB 1.6-A, em todas as contas de resultado (receitas/despesas). A estrutura de DRE configurada nos parâmetros será utilizada para todas as siglas existentes no sistema, que não tenham estrutura individualizada configurada no seu cadastro.
Totais:
Menu 1.1-T
DRE em qualquer grau a partir do 3°
: Menu CTB 1.2-A, botão <Dados Adicionais>, campo "Define DRE em qualquer grau"
DRE em contas sintéticas:
Com a opção 1 ou 3 do campo "Define DRE em qualquer grau", no menu CTB 1.6-A de Contas Contábeis, os níveis do demonstrativo deverão ser associados às contas contábeis dos graus menores (sintéticas)
DRE em contas analíticas:
Caso desejar definir o nível do DRE em contas de 4º grau (sintéticas) ou superior (5º, 6º... sintéticas ou analíticas), deverá estar associado no campo "Totalizador do DRE" a opção 0-Não gera demonstração resultados.
Totalização e Sub-totalização na demonstração:
No CTB 1.1-T, campo "Tipo de totalizador", existem diferentes opções de utilização
Grupo totalizador:
Utilizada para listar o somatório de outros totalizadores. Poderão ser selecionados totalizadores com tipo 1-Contas (saldo acumulado) e 2-Contas (total do nível), mas somente com níveis inferiores.
Outras funções:
Algumas opções frequentemente utilizadas pelos usuários
-
4.3-G GERAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO
Sempre que forem efetuados lançamentos em contas de resultados, antes de listar a demonstração, a mesma deverá ser gerada. Isso se deve ao fato de que o sistema precisa verificar o novo saldo das contas de resultados, para atualização dos valores e da apuração do resultado.
-
4.3-D CONSULTA DEMONSTRAÇÃO
Executa a mesma operação da listagem, porém apenas para consulta em vídeo.
-
4.3-L LISTAGEM DA DEMONSTRAÇÃO
Selecione o grau de listagem das contas e o período no qual os saldos serão acumulados. Nesta opção é possível a visualização da listagem em vídeo, a impressão, a geração em PDF ou a exportação como planilha EXCEL.