×
Menu

DLPA - Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados

 
 
A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.
 
De acordo com o artigo 186, § 2º da Lei nº 6.404/76, a companhia poderá, à sua opção, incluir a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados nas demonstrações das mutações do patrimônio líquido.
"A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."
 

OUTRAS SOCIEDADES

 
A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).
 
 

COMPOSIÇÃO

 
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá discriminar:
 
 

AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

 
Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.
 
 

REVERSÕES DE RESERVAS

Correspondem às alterações ocorridas nas contas que registram as reservas, mediante a reversão de valores para a conta Lucros Acumulados, em virtude daqueles valores não serem mais utilizados.
 
 

LUCRO OU PREJUÍZO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

É o resultado líquido do ano apurado na Demonstração do Resultado do Exercício, cujo valor é transferido para a conta de Lucros Acumulados.
 
 

TRANSFERÊNCIAS PARA RESERVAS

São as apropriações do lucro feitas para a constituição das reservas patrimoniais, tais como: reserva legal, reserva estatutária, reserva de lucros a realizar, reserva para contingências.
 
 

SUBSTITUIÇÃO PELA DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

De acordo com o § 2º do artigo 186 da Lei nº 6.404/76 a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e divulgada pela companhia, pois não inclui somente o movimento da conta de lucros ou prejuízos acumulados, mas também o de todas as demais contas do patrimônio líquido.
 
Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados
Valor
A) Origens
 
1. Saldo Acumulado do exercício anterior
 
2. Ajustes de exercícios anteriores
 
     2.1 Efeito da mudança de critérios contábeis
 
     2.2 Retificação de erros de exercícios anteriores
 
3. Saldo inicial ajustado
 
4. Aumento/redução de capital
 
     4.1 (+) Lucro Líquido do exercício
 
     4.2 (-) Prejuízo do exercício
 
     4.3 (+) Reversão das reservas
 
     4.4 (+) Aumento de capital
 
     4.5 (-) Redução de capital
 
     4.6 (+) Outros recursos
 
5. Total das Origens
 
 
 
B) Destinações
 
6. Destinação do Lucro
 
     6.1 (-) Compensação de prejuízos
 
     6.2 (-) Reserva legal
 
     6.3 (-) Reserva estatutária
 
     6.4 (-) Reservas para contingências
 
     6.5 (-) Outras reservas
 
     6.6 (-) Distribuição de lucros/dividendos
 
 
 
C) Saldo no fim do exercício
 
 
 

LISTAGEM

 
A Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados pode ser gerada e listada acessando o menu 4.3-U do módulo de contabilidade.
 
A primeira janela de seleção permite indicar se trata-se de listagem oficial (para encadernação com o Livro Diário) ou para conferência. Na opção de listagem de conferência é possível gerar a demonstração em forma de planilha XLS (Excel, StarOffice, etc...).
 
A segunda janela de seleção permite indicar as contas contábeis que estão associadas à esta demonstração:
 
As próximas janelas permitem informar os eventos demonstrativos das origens e destinações dos lucros (ou prejuízos), ou seja, a movimentação das contas representativas dos lucros/prejuízos.
Na última janela será realizada validação do saldo final, devendo o saldo final calculado (diferença entre as origens e destinações informadas) ser igual ao saldo contábil das contas associadas.
Caso tenha configurado devidamente o plano de contas com os totalizadores DLPA (veja o tópico Configuração do SIGER®), os valores serão carregados automaticamente, precisando apenas confirmar os valores.
Se não tiver configurado é possível configurá-los a partir da tecla de função F4-Configura contas para o totalizador, no campo de código do totalizador. Após a configuração o SIGER® pergunta se deseja sobrescrever o valor do totalizador com o novo valor apurado.
No campo de valor do totalizador tem ainda 2 funções possíveis que são: "F5-Vlr.orig.totalizador" que recarrega o valor original do totalizador e "F6-Totais contas" que exibe uma consulta das contas e respectivos valores que formam o valor apurado para o totalizador.
 
Após a manutenção dos valores, será aceita janela para digitação do Parecer (texto livre), que será impresso logo após a demonstração, complementando-a.
 
Em qualquer ponto da janela é possível acionar a função F7 para visualizar o extrato de qualquer conta contábil.