Solicitar contato

Como está o Planejamento de Produção da sua Indústria?

O planejamento de produção pode ser descrito como uma atividade realizada antes que o processo produtivo real ocorra. Esse processo visa determinar o cronograma, a sequência operacional, as quantidades de lotes e as prioridades para o sequenciamento de tarefas.

É a partir do planejamento, quando realizado com antecedência e métodos eficazes, que o controle de produção torna-se mais eficaz, fica mais consolidado e fácil de acompanhar.

O grande objetivo do planejamento de produção é ligar o suprimento à demanda. Essa demanda é que vai exigir que os processos produtivos corretamente e que seja produzido o que é necessário para atender o mercado. No segmento industrial, esse processo é chamado de PCP (Planejamento e Controle de Produção). Em algumas organizações, há todo um departamento dedicado a esse trabalho, os profissionais dessa área estão em constante interação com diferentes setores e atividades.

O PCP é um instrumento eficaz com controle de custos. Na ausência de qualquer plano bem detalhado de atividades de fabricação, a capacidade produtiva pode não ser usada em sua capacidade total. Um sistema mal organizado de controle de produção pode resultar em ineficiência, pois todos os custos de fábrica diretos e auxiliares serão difíceis de controlar, e os desperdícios que ocorrerão não serão detectados. Ou seja, o controle de produção serve como um instrumento eficaz para o controle de custos.

Por que o planejamento de produção é importante?

Um bom planejamento de produção é importante por uma série de razões. Confira as mais importantes:

Melhorias no atendimento aos clientes: o planejamento e o controle da produção, por meio do agendamento e da aceleração de trabalhos, ajudam a fornecer melhores serviços aos clientes, em termos de qualidade de mercadorias, preços razoáveis e entregas dentro do prazo. Entregas eficientes ajudam a ganhar a confiança no mercado, melhorando as relações com os clientes e promovendo pedidos lucrativos.

Redução das ordens urgentes: em uma organização que faz planejamento efetivo de produção, as operações são movidas de acordo com o que está previsto. Elas são devidamente combinadas com as datas de entrega, portanto, há menos pedidos urgentes na fábrica e uma menor carga de hora extra.

Melhorias no controle de estoque: o constante planejamento de produção ajuda a manter o estoque em níveis adequados, além de desempenhar um melhor controle sobre o armazenamento de matéria-prima, contribuindo para uma compra mais eficiente.

Redução de tempo ocioso: o planejamento de produção ajuda a reduzir o tempo ocioso dos funcionários e das máquinas. Garantindo que os materiais e outras instalações estejam disponíveis conforme o cronograma pré-estabelecido.

O PCP racionaliza as atividades de produção

A organização de produção também estimula a produção, garantindo um fluxo ordenado de materiais, ferramentas e uma utilização plena da capacidade produtiva da indústria. O fluxo de pedidos é transformado em ordens de produção e alimenta à produção da indústria a uma taxa e em uma sequência que permite que a produção ocorra de forma ágil e com o mínimo de organização.

Outros benefícios do PCP são: produção, previsão, planejamento e controle, e têm sido classificados como exercendo influência em cinco segmentos do mercado:

  • Consumidores
  • Produtores
  • Investidores
  • Comunidade
  • Nação

E-book - Indicadores Industriais

Download Gratuito!

 

Download - E-book