Solicitar contato

06/08/2019   14h43

Você sabe o que é Custo por Absorção e quais suas vantagens?

Conheça esse conceito e como sua empresa poderá ter uma chance real de menor tributação

06/08/2019   14h43

Você já ouviu falar do Custeio por Absorção? Sabia que com ele você pode reduzir alguns tributos?

Nosso Consultor Rogélio Santana escreveu um artigo para explicar esse conceito e como sua empresa poderá ter uma chance real de menor tributação.

 

O Custeio por Absorção e suas vantagens

Os estoques de produtos fabricados e em fabricação devem ser reconhecidos na contabilidade pelo seu custo de produção, composto de materiais mais custo industrial.

A forma de fazer essa valorização dos estoques é pela contabilidade de custos, conforme instrui o Art. 306 do Decreto nº 9580, de 22 de novembro de 2018, conhecido como Custeio por Absorção.

Na ausência de um método de custeio da produção, a empresa precisa avaliar seus estoques em 70% do maior preço de venda no período de apuração para os produtos prontos e em 56% do maior preço de venda no período de apuração para os produtos em fabricação.

Empresas do Lucro Real se beneficiam muito utilizando o método de Custeio por Absorção, principalmente se possuem estoque de produtos prontos. Nesse método é reconhecido os custos reais de produção, ao passo em que no método de 70% e 56% a avaliação dos estoques é feita de forma estimada e isso sempre resulta em maior valorização dos estoques, aumentando a margem para o Imposto de Renda e a Contribuição Social.

Ou seja, com o Custeio por Absorção há uma chance real de menor tributação de Imposto de Renda e Contribuição Social, por reconhecer os custos reais dos produtos fabricados e em elaboração no período.

Está pensando em passar para Lucro Real? Avalie também a possibilidade de adotar o Custeio por Absorção. Assim você aumenta as chances de reduzir a oneração com os tributos de Imposto de Renda e Contribuição Social, além de ter em mãos a gestão dos custos de seus produtos.

O ERP SIGER® possui um módulo específico para gerenciar o Custo por Absorção, conheça o Módulo de Controle de Custo Integrado de Estoque.

Compartilhe este conteúdo