Solicitar contato

10/07/2019   08h47

Novo eSocial em 2020?

Anúncio ocorreu na terça-feira, dia 09 de julho

10/07/2019   08h47

O eSocial como conhecemos deixará de existir a partir de janeiro de 2020.

Mas calma, o objetivo da mudança é reduzir a burocracia e estimular a geração de empregos. Nesse sentido, o governo federal decidiu modernizar o eSocial. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (9) pelo Governo Federal.

O objetivo é criar um sistema mais simples, que reúna apenas informações de trabalho e de previdência, e não exija mais informações de outras origens, como acontece atualmente. Desde que passou a vigorar, o e-Social vem enfrentando críticas de empresários, que argumentam que a plataforma aumentou, ao invés de reduzir, a burocracia de envio de informações ao governo, que até então era feita, em muitos casos, em papel.

Durante o período de debates, o governo recebeu 119 sugestões para melhorar o sistema do eSocial. Destas, 84% foram atendidas. Haverá forte redução do número de dados a serem informados pelo empregador. Isso será possível porque o novo sistema irá obter e cruzar informações que já existam em outros banco de dados.

Calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho é responsável pela gestão do eSocial e também faz parte do comitê gestor do sistema, junto com as secretarias especiais da Receita Federal, de Produtividade, Emprego e Competitividade e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: portal.esocial.gov.br

Compartilhe este conteúdo