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12/04/2019   09h39

Cinco estratégias essenciais para aumentar a competitividade

Se manter competitivo é essencial para qualquer empresa, confira algumas estratégias

12/04/2019   09h39

À medida que as empresas crescem e ampliam sua atuação e mercado, as novas tendências e a concorrência trazem a necessidade de redesenhar os modelos de negócios e buscar uma vantagem maior para manter ou aumentar suas posições de mercado. Por sua vez, cada vez mais empresas estão implementando estratégias importantes para melhorar a competitividade. Aqui estão cinco estratégias que você deve considerar.

 

1. Foco nas Competências Essenciais

Hoje, empresas de todos os setores estão correndo para agregar mais valor do que seus concorrentes. Para conseguir isso, muitos estão aprofundando suas competências essenciais e terceirizando mais e mais funções não essenciais.

Essa estratégia está permitindo que as empresas se concentrem no que fazem melhor. Assim, se uma empresa produz motores, a chave é concentrar todos os esforços para produzir os melhores motores do setor e terceirizar as funções não essenciais.

 

2. Atrair e reter talentos

À medida que as empresas se concentram em suas principais competências, elas exigem cada vez mais funcionários mais qualificados, com capacidade de pensar criticamente, resolver problemas analíticos complexos e manipular tecnologias sofisticadas. E aqui reside o problema.

As empresas devem desenvolver estratégias criativas para encontrar e reter funcionários altamente qualificados. Para isso, os empregadores precisarão estabelecer condições de trabalho mais atraentes, investir mais em programas de treinamento, atualizar e atualizar continuamente as habilidades dos funcionários e trabalhar com universidades locais e faculdades comunitárias para garantir que os cursos oferecidos atendam às demandas do mercado.

 

3. Atue centrado no cliente

Não há dúvida de que hoje o cliente é o rei. Os consumidores geralmente têm acesso a uma variedade maior de produtos e serviços a preços cada vez mais atraentes. Como resultado, os as empresas precisam se tornar mais centradas no cliente e atender às mudanças nas necessidades e desejos dos consumidores mais rápido do que nunca.

Isso pode incluir oferecer prazos de entrega mais rápidos e séries de produção personalizadas mais curtas, além de enfatizar a fidelidade do cliente por meio de suporte aprimorado ao cliente, estratégias de branding e mídias sociais. E, o que é muito importante, muitas empresas precisam oferecer diferentes propostas de valor e novos produtos.

 

4. Reduzir os custos

A busca por uma gestão eficiente de custos é um dos principais desafios de empresas de diferentes portes e segmentos. A necessidade de melhorar continuamente as eficiências precisa estar no dia a dia da organização. As empresas devem continuar melhorando os processos e simplificando as operações. E muitas vezes, as empresas devem incentivar uma maior comunicação e coordenação em todos os departamentos corporativos.

 

5 Adoção de sistemas de gestão empresarial

Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é fundamental para que a sua empresa consiga integrar processos e áreas com maior eficiência. A evolução da empresa e crescimento esta fundamentalmente interligada a gestão e controle dos processos com foco na maior produtividade e otimização de recursos.
Com um Sistema de Gestão ERP a empresa poderá dedicar mais tempo ao foco principal do negócio.

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