2018/01 – Início do envio de informações para eSocial

Conforme publicado em http://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-entra-em-producao-para-empresas-com-faturamento-superior-a-r-78-milhoes passa a estar disponível no dia de hoje (08/01/2018) o envio das informações iniciais para o eSocial.

Atenção: Estão obrigadas ao envio SOMENTE empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016. O prazo para o envio dessas informações iniciais é até 28/02/2018.

O SIGER® já está preparado para atender essa necessidade a partir da versão 17.20e, sendo que é necessário atualizar para essa versão antes de começar os envios. Após a atualização para essa versão, seguir com os seguintes passos:

  • Acessar o menu 1.1-P e configurar o campo “Tipo de ambiente do eSocial” localizado dentro do botão “Folha de pagamento – 1” para “1-Produção”;
  • Definir quais empresas serão enviadas a partir de janeiro de 2018. Para configurar essas empresas, acessar o menu 1.2-A, informando a empresa matriz e acessando o botão “Dados para eSocial”. Neste botão existem algumas configurações a serem feitas, tais como:
    • Marcar a flag “Envia eSocial”;
    • Informar o campo “Tabelas” com a data 08/01/2018;
    • Informar o campo “Eve.não periódicos” com a data 01/03/2018;
    • Informar o campo “Eve.periódicos” com a data 01/05/2018;
    • Se a empresa possuir apenas um certificado digital e este já estiver configurado em alguma sigla, informar a sigla no campo “Sigla para transmissão”. Caso contrário, acessar o botão “Certificado digital” configurar o certificado digital que a empresa usará para os envios;
  • Após configuradas todas as empresas, acessar o menu 7.8-V (Gerenciador de envio) e clicar no botão “Tabelas iniciais”. Este processo verificará todas empresas e identificará tudo o que precisa ser enviado para o eSocial neste envio inicial. 
  • Após terminar o processamento anterior (pode demorar alguns minutos), marcar todas as pendências e clicar em “Enviar pendências”. Após o processamento, verificar se todas as tarefas foram enviadas.
  • Por fim, clicar no botão “Verificar lotes” para que seja verificado se ficou alguma pendência de envio. Caso tenha algum evento com a situação “1-Pendente de envio” deverá ser enviado. Caso tenha algum evento com a situação “3-Envio com erro”, deverá ser avaliado o erro que foi gerado.

Lembramos que mesmo que hoje seja o início do eSocial, ele pode ser enviado a qualquer momento até o dia 28/02/2018. Também orientamos a não deixar para a última hora, pois poderá haver congestionamento no webservice do governo e ajustes nas informações da base de dados.

Pedimos também que esse menu (7.8-V) seja acessado no mínimo uma vez por dia após o início do eSocial, visando verificar se existem pendências a serem enviadas. Este gerenciador analisa tudo o que os usuários fazem durante o dia para avaliar o que precisa ser enviado.