PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que deve ser elaborado pelo empregador para seus empregados que trabalham expostos a agentes nocivos à saúde, como ruído, calor, radiação, entre outros. O PPP tem o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre as atividades desenvolvidas pelo trabalhador, bem como os agentes nocivos aos quais ele esteve exposto durante todo o período em que exerceu suas atividades.
O documento é exigido pela Previdência Social para fins de concessão de aposentadoria especial e também serve como meio de comprovação de condições de trabalho para fins de benefícios previdenciários em geral, como auxílio-doença e pensão por morte. É importante que o empregador tenha um controle rigoroso sobre as atividades realizadas pelos seus empregados e os agentes nocivos aos quais estiveram expostos, para garantir a elaboração correta do PPP e evitar problemas futuros.
Pelo Menu RHU 4.5-I – fará as inclusões das informações, onde em cada um desses Botões, existe o “carregar”, em que fará a busca das informações existentes no SIGER®, e dará sua carga inicial, os dados que não constam deverão ser preenchidos manualmente quando houver a necessidade.
Ao finalizar o cadastro, deverá acessar o menu RHU 4.5-L para listar o documento em PDF.

Ao clicar em cada botão, abrirá a opção de carregar:

Vale ressaltar, que para o ano de 2023, as informações estarão disponíveis aos funcionários pelo acesso ao aplicativo do do Governo, chamado “Meu INSS”, visto que essas informações estão sendo enviadas pelo empregador via eSocial. Apenas para vínculos anteriores à 01/2023, deverão manter o formado antigo em PDF.
