Tipo de origem da demanda no qual o MRP irá começar o processamento e utilizará como base para explosão dos produtos e seus insumos. Essa origem será o começo do processamento do MRP. Pode-se escolher entre as opções podendo marcar mais de uma demanda para processar, ao marcar uma opção será criado os campos para efetuar os filtros na janela de seleção
Pode utilizar hoje as seguintes origens de demanda:
Itens dos pedidos
Processa os Itens de pedido conforme seleção definida nos filtros. Restringindo apenas itens por faturar ou parcialmente faturados.
Cria os campos de data inicial, final e o botão [Itens de pedido] na janela deseleção, para efetuar os filtros.
Metas de produção
Processa as Metas de produção conforme seleção definida nos filtros.
Cria os campos de data inicial, final e o botão [Metas de produção] na janela deseleção, para efetuar os filtros.
Processa as Metas de venda por produto conforme seleção definida nos filtros.
Cria os campos de data inicial, final e o botão [Metas de venda] na janela de seleção, para efetuar os filtros.
Quantidade reguladora
Indica se deve ajustar o estoque projetado do produto considerando a Quantidade Reguladora do produto. Se marcada, sempre que o estoque projetado (estoque calculado) do produto estiver abaixo da quantidade reguladora para determinado período, o MRP irá automaticamente sugerir repor o produto para o período para que o estoque projetado fique acima da quantidade reguladora.
No MRP, a quantidade reguladora atua como substituta da quantidade mínima, como forma de prever uma demanda maior para o produto e ter mais quantidades do produto em estoque. Por isso, sua seleção depende da intenção de uso da rotina.
Quantidade mínima de estoque
Indica se deve ajustar o estoque projetado do produto considerando a Quantidade Mínima de Estoque do produto. Se marcado, sempre que o estoque projetado (estoque calculado) do produto estiver a baixo da quantidade mínima para determinado período, o MRP irá automaticamente sugerir repor o produto para o período para que o estoque projetado fique acima da quantidade mínima.
Quantidade de reposição
Indica se deve ajustar a quantidade das Requisições de Compra + Ordens de Compra dos produtos de ressuprimento compras com a quantidade de reposição do produto. Esta quantidade serve como indicador de uma quantidade múltipla para compras. As Requisições de Compra + Ordens de Compra serão geradas com quantidades arredondando pela quantidade de reposição.
Lote mínimo de estoque
Indica se deve ajustar a quantidade das Ordens de Produção dos produtos de ressuprimento produção com o lote mínimo de produção do produto. Esta quantidade serve como indicador de uma quantidade múltipla para produção. As Ordens de Produção serão geradas com quantidades arredondando pelo lote mínimo de produção.
Calcula dias de disponibilidade
Indica se processa as colunas de 'Dias de disponibilidade' do Grid de aceitação principal. As colunas são processadas a partir do Histórico de demanda .
Considera vínculo Item Ped.x OP
Indica se deve considerar e processar os vínculos dos itens de pedido com as OPs ao realizar os cálculos das demandas de item de pedido no MRP. Se marcado, ao processar as demandas dos itens de pedido, recalcula a data da necessidade do item baseado em suas ordens de produção vinculadas. Campo só processa vínculos quando a origem da demanda itens de pedido estiver sendo utilizada, ou seja, a check box "Processa Itens de Pedido" deve estar marcada.
Exemplo:
Possui item de pedido com data de entrega para 15/03 e uma OP vinculada que atrasou a produção e está prevista para 10/04 (mês posterior). O processamento deste campo irá recalcular a nova data de entrega do item do pedido (Demanda) para sendo 10/04, que é quando a demanda conseguirá ser atendida pela OP (Recebimento Programado).
Gerenciamento de reservas
Indica se deve abrir o gerenciamento de reservas manual após gerar os documentos no MRP.
Armazena origem da demanda p/filhos
Indica se deve armazenar os dados da origem da demanda para os produtos filhos. Por padrão, esta configuração vem marcada. Se processada, irá virtualizar os dados das origens de demanda na explosão dos produtos pais para os seus produtos filhos.
Esta configuração permite acessar o botão <Origem> no Grid de Aceitação do MRP e também permite filtrar o grid de exibição principal a partir do filtro da origem da demanda.
Se desmarcado, otimiza o processamento e consome menos tempo.
Consolida estoque dos formas na base de acond.
Check box que se marcado, ao processar produto que é base de acondicionamento, irá acumular as quantidades de estoque dos produtos forma para o produto base.
Ajusta estoque no período anterior
Check box que se marcado, irá considerar Quantidade Mínima de Estoque e Quantidade Reguladora para o período anterior processado.
Quantidade do estoque
Indica o tipo de quantidade do estoque a considerar nos cálculos do MRP. Permite processar por quantidade livre e quantidade física. Se selecionar:
- Quantidade física: Processa mais quantidade de demanda por produto (pois considera como demanda a quantidade reservada), mas, ao mesmo tempo, terá mais quantidade de estoque calculado, pois considera o estoque físico;
- Quantidade livre: Processa menos quantidade de demanda por produto (pois não considera a quantidade reservada como demanda), mas, ao mesmo tempo, terá menos quantidade de estoque calculado, pois considera o estoque livre.
Fábricas para turnos
Fábrica a ser considerada no cálculo dos turnos. Todos os cálculos de datas do MRP referente a explosão de materiais podem ser feitos de 2 formas:
• Se não informar fábrica -> Tempo dos dias corridos, considerando todo dia como dia trabalhado;
• Se informar fábrica -> Tempo dos dias considerando apenas dias trabalhados. Utiliza os turnos da fábrica para identificar quais dias são trabalhados e quais que não são.
Dia para entrega da meta
Dia do mês para considerar a data de entrega das Metas de Produção. O MRP só irá utilizar este campo se a origem da demanda for Metas de Produção.
Este dia é necessário para calcular corretamente a entrega dos documentos a partir do dia do mês e calcular retroativamente a data de necessidade dos produtos insumos dos produtos produzidos a partir desta data.
Utiliza lead time do fornecedor homologado
Check box indica se deve utilizar os tempos de reposição dos fornecedores homologados, pois cada fornecedor pode ou não ter tempos de entregas distintos.
Criar OPs de subfórmulas
Check box indica que se marcada vai gerar OPs de subfórmula ao gerar OPs de produtos do ressuprimento produção que possuam insumo de subfórmula.
Atenção: poderá gerar OPs para o produto filho a partir do MRP (marcando o item) e pela geração de subfórmula.
Processa produtos sem demanda
Indica se deve ou não processar produtos que não possuem demanda, mas que podem necessitar algum ressuprimento de estoque. O campo só é habilitado caso tenha marcado que processa 'Quantidade reguladora' ou 'Quantidade mínima de estoque'.