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Parametrizando Formação do Preço de Venda

 
No menu FAT 1.1-V é feita configuração/parametrização para simulação do custo calculado.
 
Após isso é possível fazer a propagação das configurações efetuados ao cadastro de produtos () e mais tarde consequentemente as simulações de formação do preço de venda (). Além destas configurações gerais que valem para todos os produtos, é possível criar padrões mais específicos para a formação de preço de venda por grupo/subgrupo de produto ().
 
No que consiste essa parametrização?
 
Nesse momento o usuário vai definir:
a) Que tipo de "rubricas" são aplicadas a formação do custo de aquisição: Para formar o preço de venda, sempre partimos de um custo base. Esse custo base pode ter origens configuráveis. Depende do contexto de uso, por exemplo: Algumas empresas partem do "custo médio do estoque", outras empresas partem do preço de reposição e outras imputam manualmente um valor (importado de uma planilha, eventualmente) no campo "custo gerencial". É muito importante que sejam definida qual será a origem do custo usado pois ela irá "balizar" a formação do preço de venda.
 
b) Uma vez definido de onde o sistema irá buscar o "custo base" a ser utilizado na formação do preço de venda, é hora de decidir quais serão as "rubricas" que incidirão adicionalmente sob este custo base. Por exemplo: Muitas empresas usam como custo base o "preço de reposição" que muitas vezes está desprovido de valores adicionais inerentes a MO/GGF.
Nesse caso, geralmente elas desejarão agregar ao "preço de reposição" valores inerentes ao custo da Mão de Obra ou mesmo Gastos Gerais de Fabricação. 
No sistema será possível definir valores percentuais que serão agregados ao custo base.
Por exemplo: Pode ser criada uma rubrica chamada "Mão de Obra" que terá um percentual de 1% sobre o custo base definido (seja ele qual for)
 
c) Também serão definidas quais serão as rubricas que irão incidir "sob a venda". Tais quais, por exemplo: comissões, impostos, despesas financeiras, etc.
 
d) Por fim, serão definidas as margem de Lucro. Podendo ser trabalhadas margens com "limitadores". Exemplo: Margem de Lucro, Margem de Lucro Mínima e Margem de Lucro ideal.
 
Vale lembrar:
As margens de lucro adicionais são calculadas de forma cumulativa, usando como base o valor de venda gerado pela aplicação da margem de lucro anterior.
Exemplo de cálculo para a rotina abaixo:
 
Custo base calculado: 50,00
Perc.Acréscimo da venda COMISSÃO: 2%
Perc.Acréscimo da venda IMPOSTOS: 15%
Margem de lucro: 30%
 
Cálculo
Somatório dos percentuais: 2 + 15 + 30 = 47%
Aplicação dos percentuais no custo base: 50 / (1 - 47%) = 50 / 0,53 = R$ 94,34
 
Qual a conceituação que o sistema utiliza para margem de lucro?
Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.
 
Importante mencionar: Nesta etapa, todos os parâmetros definidos ainda não estão vinculados aos cadastros de produto.
Na etapa de propagação, será feito tal procedimento.
E mesmo nesse caso, não é necessário/obrigatório que todos os produtos trabalhem com as mesmas rubricas/percentuais.
Os parâmetros tratam de estabelecer padrões, no entanto, após a propagação podem ser definidas as exceções em cada cadastro de produto levando em consideração as particularidades de cada um.
 
Parametrizando Formação do Preço de Venda
1

Param.Calc.

Parâmetro para cálculo dos insumos.
São feitas as configurações para indicar como devem ser valorizados os insumos, para cálculo do preço de venda do produto.
Esses parâmetros nem sempre são utilizados. São de uso específico para alguns cenários de aplicação.
 
2

Perc (Formação do custo de aquisição)

2. Perc (Formação do custo de aquisição)
Campo para indicar percentual que será aplicado sobre o preço de reposição para cálculo do custo de aquisição.
Obs.: Limite: 999,99%
 
3

Preço base p/custo de aquisição

Neste campo é definido qual valor será utilizado como base para formação do Custo Base, para posterior atualização do preço de venda dos produtos.
Obs.: Não irá atualizar o custo de aquisição no cadastro dos produtos.
As opções para a parametrização de Custo base de Aquisição:
1 - Preço de reposição: se selecionado, realiza parametrização de preço base para custo sobre o Preço de reposição do produto.
2 - Custo gerencial: se selecionado, realiza parametrização de preço base para custo sobre o Custo gerencial do produto.
3 - Custo médio de estoque: se selecionado, realiza parametrização de preço base para custo sobre o Custo médio de estoque do produto.
4 - Custo de aquisição: se selecionado, realiza parametrização de preço base para custo sobre o Custo de Aquisição do produto.
5 - Custo da estrutura: este parâmetro é habilitado somente para produto com formulação, e se selecionado, realiza parametrização de preço base para custo sobre o Custo da estrutura do produto.
6 - Custo médio estoque+MO+GGF: se selecionado, realiza parametrização do preço base para o custo sobre o Custo médio estoque somado a MO (Mão de obra) e GGF (Gastos gerais de fabricação).
OBS: Opção disponível mediante a contratação Adicional do módulo de Controle de Estoque.
 
4

Descrição/Abrev

Descrição e abreviação do item para a Formação de Custo de Aquisição.
 
5

S.F (Subnível da Fórmula)

A marcação deste campo indica que o item da formação do preço de venda informado será um subnível da fórmula (S.F), ou seja, a aplicação do percentual informado será feita sobre o valor apurado após a aplicação dos demais percentuais, dos campos não marcados.
 
Exemplo:
Produto com preço de reposição R$ 1,00.
Despesa 1 MARCADA, com percentual de 10%
Despesa 2 DESMARCADA, com percentual de 50%
 
Será aplicado os 50% sobre o preço de reposição, resultando em R$ 1,50.
Posteriormente, será aplicado os 10% sobre os R$ 1,50, resultando no custo de R$ 1,65.
Se ambos estivessem desmarcados, o custo total seria R$ 1,60 (1,00 + 60% (10% + 50%)).
 
6

Tipo

Indica se o parâmetro de cálculo é desconto ou acréscimo.
Não é possível alterar o parâmetro para propagação.
1 - Desconto
2 - Acréscimo
 
7

Alt

Se marcado, permite alteração do percentual do parâmetro no momento da propagação. 
Quando desmarcado o parâmetro, será aplicado o percentual pré-definido.
 
8

Outros acréscimos/descontos

Campo para descrição de outros valores fixos para serem somados ou descontados ao custo base na propagação.
Os valores serão solicitados apenas no FAT 1.1-G.
 
9

Tipo de Outros acréscimos/descontos

9. Tipo de Outros acréscimos/descontos
Indica se o parâmetro de cálculo é desconto ou acréscimo.
1 - Desconto
2 - Acréscimo
 
10

Exibe Formul.

Quando marcado, irá exibir itens da formulação na formação do preço de venda.
 
11

Itens Formul.

Filtro dos itens da formulação que serão exibidos na formação do preço de venda.
 
12

Custos fixos do preço base

Outros custos que podem ser adicionados. É disponibilizado nova janela para informação de descrições para demais custos fixos e percentual para dedução.
 
 
13

Informa cotação

Ao marcar, será possível indicar a cotação da moeda estrangeira no momento da propagação , valorizando os produtos que aceitam valor em outras moedas.
 
14

Análise de preços

Parâmetros para análise de custos.
São feitas as configurações para indicar as informações adicionais que serão exibidas na formação do preço de venda de múltiplos produtos.
 
15

% acr./desc. mensal p/compras

Percentual a ser acrescido ou decrementado do custo do produto, conforme dias de prazo de pagamento informados no cadastro do produto (Menu FAT 1.6-A, botão <Inf.Econômicas>, botão <Formação Pr.Venda>, campo "PRAZO DO PAGAMENTO".
 
Observações:
  • O campo "PRAZO DO PAGAMENTO" só será habilitado no produto se for informado algum percentual no FAT 1.1-V.
  • Este percentual será o último cálculo a ser aplicado na formação.
  • O cálculo para encontrar o percentual é feito pela divisão do prazo de pagamento informado por 30 e posteriormente multiplicado pelo percentual informado no FAT 1.1-V.
Exemplo:
Prazo de pagamento 90 dias, %acr./desc.mensal p/compras 2%. O percentual aplicado será de 6% (90/30 = 3 * 2%).
 
16

Perc (Formação do preço de venda)

16. Perc (Formação do preço de venda)
Campo para indicar percentual que será agregado a margem de lucro para cálculo de preço de venda.
Obs.: Limite: 999,99%
 
17

Margem de Lucro

Percentual de margem de lucro que será utilizado para cálculo do preço de venda.
O mesmo campo poderá receber o índice, caso o campo "Utiliza índice para formação do preço de venda" esteja marcado.
 
18

Margem de Lucro Mínima

Margem de lucro mínimo - aplica todos os parâmetros e a margem de lucro mínima para cálculo do preço de venda.
O mesmo campo poderá receber o índice, caso o campo "Utiliza índice para formação do preço de venda" esteja marcado.
 
19

Margem de Lucro Ideal

Margem de lucro ideal - aplica todos os parâmetros e a margem ideal para cálculo do preço de venda.
O mesmo campo poderá receber o índice, caso o campo "Utiliza índice para formação do preço de venda" esteja marcado.
 
20

Utiliza frete calculado

Ao marcar, será criado um item de frete calculado na formação do preço de venda do produto.
O valor deste campo é resultado do processamento feito no menu FAT 1.6-J, a partir do percentual de frete sobre as vendas do produto.
 
21

Utiliza índice para formação do preço de venda

Quando marcado, aceitará índices (inferior à 10) ao invés de margem de lucro para cálculo do preço de venda.
Com a configuração por índice o cálculo final da formação do preço de venda passa a ser tratado como uma operação de multiplicação direta sobre os valores base, em vez de seguir a lógica de cálculo por margem percentual.
 
Exemplo:
Se o custo base calculado é R$ 100,00 e o índice é 1,5000 o preço de venda final na formação seria R$ 150,00
Cálculo: 100 x 1,5 = 150
 
 
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% acr./desc.mensal p/vendas

Percentual a ser acrescido ou decrementado do preço de venda do produto, conforme dias de prazo de pagamento informados no cadastro do produto (Menu FAT 1.6-A, botão <Inf.Econômicas>, botão <Formação Pr.Venda>, campo "Prazo pagamento".
 
Observações:
  • O campo "Prazo pagamento" só será habilitado no produto se for informado algum percentual no FAT 1.1-V.
  • Este percentual será o último cálculo a ser aplicado na formação.
  • O cálculo para encontrar o percentual é feito pela divisão do prazo de pagamento informado por 30 e posteriormente multiplicado pelo percentual informado no FAT 1.1-V.
Exemplo:
Prazo de pagamento 90 dias, %acr./desc.mensal p/compras 2%. O percentual aplicado será de 6% (90/30 = 3 * 2%).
 
23

Recalcula margem

Parâmetro para recalcular o percentual da margem na formação do preço de venda.
Altera o valor da margem selecionada de acordo com o preço de venda alterado no simulador de preço de venda FAT 2.8-X.
1 - Sim, margem ideal: se selecionado, recalcula a margem de formação de preço de venda sobre a margem ideal indicada.
2 - Não recalcula: se selecionado, não recalcula a margem de formação.
3 - Sim, margem de lucro: se selecionado, recalcula a margem de formação de preço de venda sobre a margem lucro indicada.
4 - Sim, margem mínima: se selecionado, recalcula a margem de formação de preço de venda sobre a margem mínima indicada.
5 - Sim, mantém valor: se selecionado, recalcula margem, porém mantém valor de preço de venda.