×

Manutenção de prefixos

 

GS1 Brasil e GLN

 
A GS1 Brasil atua diretamente em parceria com o governo federal e agências reguladoras para promover o uso de padrões globais, visando à construção de políticas públicas que favoreçam a automação e a eficiência em diversos setores da economia nacional. Reconhecida pela criação e disseminação do código de barras no mercado nacional e internacional, assim como para que seus padrões sejam ferramentas auxiliares dos órgãos reguladores no exercício de suas funções.
 
O GLN (Global Location Number) é o código de inscrição da empresa na GS1 Brasil, ele identifica o local/empresa que atribuiu o código de barras ao produto.
 

Código de barras

 
Entre os diversos tipos de códigos, o mais comum é o EAN-13, amplamente utilizado para identificar produtos vendidos no varejo.
 
Esse tipo de código é composto por duas partes principais:
Numeração: Chamada de GTIN (Número Global de Item Comercial), aparece abaixo do código de barras e é atribuída pela GS1, garantindo número único e exclusivo para cada item.
Barras: As barras são a representação gráfica do GTIN (Número Global de Item Comercial). Elas contêm informações essenciais do produto, garantindo leitura rápida e precisa.
 
 
Composição do código de barras:
Prefixo País GS1 (3 dígitos): Identifica a organização GS1 do país onde o produto foi registrado. No Brasil, o prefixo mais comum é 789, mas também pode ser 790.
Código do Fabricante (de 4 a 8 dígitos): Atribuído pela GS1 ao fabricante ou empresa que registrou o produto.
Código do Produto (1 a 5 dígitos): Atribuído pelo fabricante para identificar o produto específico.
Dígito Verificador (1 dígito): Utilizado para verificar a validade do código e garantir a precisão da leitura.
 
 
Principais tipos de GTIN:
GTIN-13: É o código que identifica o produto. Possui 13 dígitos e também é conhecido como código EAN. Este código é utilizado tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce para vendas online.
GTIN-14: Possui 14 dígitos, é utilizado para identificação de agrupamentos de itens homogêneos, como uma caixa de embarque. Este código é lido no ponto venda do varejo pelo SIGER® para a leitura na frente de caixa.
GTIN-8: Com apenas 8 dígitos, é uma identificação específica para itens de pequenas dimensões, ideal para produtos que não comportam o código de barras EAN-13 devido ao seu tamanho reduzido. Ele pode ser solicitado para produtos retangulares ou quadrados com área total inferior a 80 cm², etiquetas com área menor que 40 cm² ou itens cilíndricos com diâmetro inferior a 30 mm. Além dos critérios dimensionais, questões relativas ao tipo de produto, variação de cores etc, são considerados na avaliação/liberação. Fale com a GS1 para mais detalhes. Confira os exemplos abaixo para saber se o seu produto se enquadra nesses critérios.
 
 
Lembre-se: O código de identificação do produto (GTIN) é permanente e não pode ser alterado.
Atenção: Se precisar gerar o GTIN para exportar para EUA ou Canadá, entre em contato com Central de Relacionamento da GS1 Brasil para obter maiores informações sobre o procedimento.
 

Manutenção de prefixos

 
Manutenção de prefixos GLN da sigla de empresa, acessado pelo menu 1.2-A, aba Geral, botão [+] ao lado do GLN da empresa.
 
Manutenção de prefixos
1

Tipo de inscrição

1. Tipo de inscrição
Tipo de inscrição na GS1 Brasil, a quantidade de dígitos determina a quantidade de GTINs disponíveis para utilização.
Quando maior for a quantidade de dígitos da inscrição, menos quantidade de GTINs disponíveis para utilização.
Inscrição com 4 dígitos: Disponíveis 100.000 GTINs (de "789 1234 00.000x" até "789 1234 99.999x")
Inscrição com 5 dígitos: Disponíveis 10.000 GTINs (de "789 12345 0.000x" até "789 12345 9.999x")
Inscrição com 6 dígitos: Disponíveis 1.000 GTINs (de "789 123456 000x" até "789 123456 999x")
Inscrição com 7 dígitos: Disponíveis 100 GTINs (de "789 1234567 00x" até "789 1234567 99x")
Inscrição com 8 dígitos: Disponíveis 10 GTINs (de "789 12345678 0x" até "789 12345678 9x")
 
2

Inscrição GS1

2. Inscrição GS1
Prefixo GLN da empresa, conforme inscrição na GS1 Brasil.
 
3

Sequencial GLN

3. Sequencial GLN
Sequencia inicial para o prefixo informado.
Esse sequencial é utilizado para determinar o primeiro identificador do produto para faixa do prefixo (em branco inicializa no GTIN "0").
Geralmente utilizada na migração do sistema, quando uma parte do prefixo já foi utilizada/atribuída em sistema anterior, e não pode ser considerada como livre para o SIGER® atribuir em novos produtos.
O próximo GTIN livre será gerado a partir desse sequencial inicial informado.
 
4

Qtd.GTIN

4. Qtd.GTIN
Quantidade de GTINS para o prefixo informado, já considerando (deduzindo) o sequenciar inicial informado.
 
5

Qtd.GTIN livre

5. Qtd.GTIN livre
Quantidade de GTINS ainda livres para ser atribuído a novos produtos.
 
6

GTINs livres para mensagem de alerta

6. GTINs livres para mensagem de alerta
Quantidade de códigos GTIN livres para exibição da mensagem de alerta.
Nas rotinas de geração de código livre, irá validar quantos ainda restam livres, se for abaixo desta quantidade, irá exibir uma mensagem de alerta para que a empresa providencie a compra de mais códigos antes que acabe.