O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações, sendo um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixapara o período projetado.
Estão disponíveis quatros opções para emissão do mapa de fluxo de caixa, a listagem no menu FIN 4.8-L (Listagem Mapa Fluxo de Caixa), FIN 4.8-M (Listagem Mapa Fluxo Mensal) , FIN 4.8-P (Mapa Fluxo com Disponibilidade) e FIN 4.8-R (Resumo Previsto x Realizado) .
A listagem do mapa de fluxo de caixa lista somente os movimentos da semana informada na seleção do relatório.
Totaliza recebimentos por
Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os recebimentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
3-Zona venda/região: Agrupa os valores dos documentos por zona e região, mas para os cadastros dos clientes devem estar configurados com a sua região.
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado.
Totaliza pagamentos por
Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os pagamentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado.
Data de referência
Data de referência usada para posição dos documentos, não serão considerados documentos emitidos após esta data.
Data de fluxo inicial e final
Data de fluxo inicial e final para processamentos dos documentos, estes campos estão desabilitados, pois as data são projetadas a partir da data de referência.
Exemplos:
Data de referência: 09/10/2021
Data de fluxo inicial: 16/10/2021 (sábado anterior)
Data de fluxo final: 22/10/2021 (próxima sexta-feira)
Data de referência: 14/10/2021
Data de fluxo inicial: 09/10/2021 (sábado anterior)
Data de fluxo final: 15/10/2021 (próxima sexta-feira)
Tipo de moeda
Seleção da moeda para conversão dos valores dos documentos, opção disponível quando a empresa possui o módulo adicional variação monetária.
Considera saldo disponibilidades
Este campo define a data para considerar o saldo das disponibilidades, caixas/contas correntes, opções disponíveis:
1-Data de movimento: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de movimento.
2-Data de conciliação: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de conciliação, serão considerados somente os movimentos conciliados, utilizar essa opção quando realiza a conciliação dos movimentos de caixa/conta corrente pelos menus FIN 3.4-Z ou FIN 3.7-C.
Lista código agrupamento
Este campo define a listagem dos códigos das contas contábeis e de planejamento financeiro nos agrupamentos (recebimentos/pagamentos), opções disponíveis:
1-Sim, analítico/acesso: Identifica as contas contábeis pelo código analítico e as contas do planejamento pelo código de acesso.
2-Sim, sintético/estruturado: Identifica as contas contábeis pelo código sintético e as contas do planejamento pelo código estruturado.
3-Não lista código: Não lista código nos agrupamentos, identificada os agrupamentos apenas a descrição.
Saldo inicial
Este campo permite definir o saldo inicial a ser considerado no mapa de fluxo de caixa, este campo é importante para correta análise do relatório de fluxo de caixa, pois será a partir dessa seleção que o SIGER® processará os movimentos dos caixas/contas correntes para calcular o saldo inicial do relatório, se não informar o saldo ou selecionar as opções de processamento do saldo, o relatório sempre iniciará com saldo zero. Opções disponíveis:
1-Informa manual: Permite informar manualmente o saldo inicial a ser considerado no fluxo de caixa, essa opção é utilizada quando não é realizado o controle de caixa/conta corrente no SIGER®, então o responsável pela emissão do relatório pode informar manualmente o saldo das contas correntes.
2-Saldo anterior à data inicial: Calcula o saldo inicial processando os movimentos do caixa/conta corrente até o dia anterior ao início do fluxo. Por exemplo, se emitir o fluxo de caixa com a data inicial de fluxo no dia 01/09, o SIGER® processará os movimentos de caixa/conta corrente até o dia 31/08.
3-Saldo dos movimentos: Calcula o saldo inicial processando todos os movimentos do caixa/conta corrente, inclusive movimentos posteriores ao início do fluxo.
Observação: Quando selecionado as opções 2 ou 3, o SIGER® exibirá a janela "Caixa/conta corrente" para selecionar os caixas e contas correntes para compor o saldo das disponibilidades.
Na tabela genérica 11-Caixa/conta corrente possui o campo para definir se os caixas e contas correntes integram com fluxo de caixa , então para os caixas que não devem ser considerados na emissão dos relatórios de fluxo de caixa, selecionar a opção "3-Não exibe" e para os caixas que serão considerados na composição do saldo das disponibilidades, selecionar a opção "1-Sim".
Empr.a consolidar
O mapa de fluxo de caixa possibilita a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
Sem fluxo de caixa
Marcado o campo, listará, inclusive, os documentos que não possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado no documento do financeiro.
Desmarcado, serão listados somente os documentos que possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado.
Observação: Os documentos podem ser gravados no financeiro com o campo "Fluxo de caixa" desmarcado, dependendo da configuração da espécie de documento, do local de cobrança ou caso o usuário tenha desmarcado manualmente.
Como identificar que o documento está marcado para não listar ou processar no relatório de fluxo de caixa, exemplo na imagem a seguir.