Manutenção do Ajuste de Débito ou Crédito da Apuração de ICMS
Nesta janela são informados os dados do ajuste a débito ou crédito para ser considerado na apuração de ICMS atual e apuração de ICMS no formato SPED.
ID
Identificador único do registro de ajuste. Gerado automaticamente na inclusão.
Ativo
Indica se o registro ainda será processado nas próximas apurações de ICMS.
Código de ajuste SPED
Código de ajuste do SPED para identificação do registro. Serve para indicar o tipo de apuração e o tipo de ajuste (débito ou crédito). Somente serão aceitos códigos válidos da tabela 5.1.1 do SPED.
Tipo de apuração
Tipo de apuração ao qual o ajuste será considerado. Campo carregado automaticamente do código de ajuste SPED.
Período de vigência inicial
Período ao qual o ajuste deverá ser processado na apuração de ICMS. Exibe um alerta caso já tenha apuração de ICMS no período indicado.
Número de meses
Número de meses que o ajuste deverá ser processado na apuração de ICMS. Se informar zeros, significa que este ajuste não terá vigência final para processar na apuração de ICMS.
Período de vigência final
Período final de processamento do ajuste. Campo é atualizado de acordo com os campos de período de vigência final e número de meses.
Sigla de destino
Sigla de empresa destino. Aceito somente quando informado um código de ajuste de transferência de ICMS do RS (000600 ou 020200).
Cód.transf.saldos
Código GIA-RS para transferências de ICMS. Aceito somente quando informado um código de ajuste de transferência de ICMS do RS (000600 ou 020200).
Complemento do ajuste
Descrição complementar para processamento do ajuste. Utilizado na apuração para criar o complemento do registro E111.
No caso das transferências de ICMS (somente RS) com sigla de destino/origem informadas, carrega a Inscrição Estadual e o código de transferência de saldos conforme legislação do SPED: <IE> + "-" + <cód.transf.>.
Valor do ajuste
Valor do ajuste a ser processado na apuração de ICMS.