×

Integração Online com Bancos

 
É possível fazer a integração das remessas bancárias de forma online com os bancos, para isso são utilizadas APIs disponibilizadas pelos bancos para esse tipo de integração. Cada API possui as suas configurações próprias que são detalhadas abaixo. Além dessas configurações, para todos os bancos existe a possibilidade de fazer o envio dos dados em produção e homologação, esse campo deve ser configurado de acordo com a necessidade na janela de dados de remessa no campo "Configuração de ambiente de remessa".
 

Banco do Brasil

 
O Banco do Brasil possui integração on-line da entrada e alterações de títulos e também possibilita a geração do QrCode Pix no boleto. Nessas duas integrações é necessário somente configurar no local de cobrança, dentro do botão "Configurações" a "Credencial oAuth" disponibilizada pelo banco.
 
 

Banco Itaú

 
Para o Banco Itaú é possível configurar a integração on-line quando está configurado para utilizar o boleto com QR Code Pix, nesse caso dentro do botão "Config.Boleto" ao indicar que utiliza QR Code PIX são liberados os botões "Configurações" e "Certificado".
 
No botão Configurações deve ser informada a "Chave Pix" da empresa com o banco, o código "Client ID" que é recebido do banco e o código "Client Secret" que é gerado conforme o procedimento passado pelo banco no e-mail de configuração.
 
Já dentro botão "Certificado" é necessário informar o certificado digital criado especificamente para essa operação. Esse certificado é gerado conforme procedimento enviado pelo banco no e-mail de configuração e tem validade de 1 ano, sendo que deve ser gerado novamente depois do vencimento.
 
 

Banco Sicredi

 
O Banco do Sicredi possui integração on-line da entrada e alterações de títulos, para configurar basta acessa o botão "Configurações" ao lado do campo "Comunicação p/remessa" quando configurado a opção "Online". Dentro do botão basta informar o "Código de acesso", que deve ser obtido dentro do Internet Banking no menu "Cobrança >> Código de Acesso >> Gerar", importante lembrar que essa geração somente estará liberada se a modalidade API (Cobrança Online) estiver habilita junto ao banco.
 
 

Banco Banrisul


WebService

A integração online com o Banrisul via WebService, basta configurar o local de cobrança com a opção "Online" no campo "Comunicação p/remessa" e ter um certificado válido informado para a empresa, visto que para fazer autenticação é necessário ter um certificado digital. Além de configurar na empresa também é preciso passar os dados do certificado para o gerente do banco, com esse dado ele atualiza o cadastro da empresa junto ao banco para receber esse tipo de remessa.
 
Dentro do botão "Configurações", selecione o tipo de comunicação "2-WEB".
 

API

A integração online com o Banrisul via API, é necessário configurar o local de cobrança com a opção "Online" no campo "Comunicação p/remessa" e  configurar os campos necessários para comunicação com a API acessando o botão "Configurações".
 
Dentro de Configurações:
 
  • Selecione o tipo de comunicação "1-API";
 
  • Informe o "Client ID", recebido do banco;
 
  • Informe o "Client Secret", gerado conforme o procedimento enviado pelo banco no e-mail de configuração.
     
 
Além disso, é imprescindível possuir um Código de Beneficiário ativo, que será utilizado nas requisições. Caso ainda não possua esse código, entre em contato com sua agência Banrisul de relacionamento e solicite a ativação.