×

Integração do estoque com a contabilidade

 
A integração do estoque com a contabilidade no menu EST 2.9-I cria os lançamentos contábeis para todas as movimentações de estoque que ocorreram no mês.
 
Para criar os lançamentos contábeis da movimentação de estoque o SIGER® vai SEMPRE buscar as contas contábeis na Classificação Contábil do produto movimentado e no cadastro do Tipo de Movimento de Estoque, e o histórico contábil SEMPRE vai buscar no cadastro do tipo de movimento de estoque.
 
Um movimento de estoque do tipo SAÍDA SEMPRE vai gerar lançamento CREDITANDO a conta da Classificação Contábil do produto e DEBITANDO a conta do cadastro do Tipo de Movimento de Estoque.
 
Um movimento de estoque do tipo ENTRADA SEMPRE vai gerar lançamentos DEBITANDO a conta da Classificação Contábil do produto e CREDITANDO a conta do cadastro do Tipo de Movimento de Estoque.
 

Tipos de movimentação e sua contabilização

 
As principais movimentações de estoque geradas pelos registros das Ordens de Produção são:
 
  • Consumo de materiais - movimento "05/00 SAIDA DE ESTOQUE DE INSUMOS"
  • Entrada de Produto em Elaboração - movimento "03/73 ENTRADA ESTOQUE PRODUTO EM ELABORAÇÃO"
  • Saída de Produto em Elaboração - movimento "05/74 - SAÍDA ESTOQUE PRODUTO EM ELABORAÇÃO"
  • Entrada de Produto Acabado - movimento "03/00 - ENTRADA ESTOQUE PRODUTO PRONTO"
     
    Para facilitar as conciliações contábeis e também pelo fato de que vai haver a entrada em estoque do produto em elaboração, sugere-se criar uma conta transitória para registrar a movimentação de estoque dos materiais que passam pela Ordem de Produção. Veja os exemplos abaixo dos lançamentos contábeis que ocorrem em cada movimento.
     
     
    Movimento "05/00 SAIDA DE ESTOQUE DE INSUMOS"
     
    D - MATERIAIS CONSUMIDOS NA OP (conta contábil transitória)
    C - MATERIA PRIMA
     
     
    Movimento "03/73 ENTRADA ESTOQUE PRODUTO EM ELABORAÇÃO"
     
    D - PRODUTO EM ELABORAÇÃO
    C - MATERIAIS CONSUMIDOS NA OP
     
    Movimento "05/74 - SAÍDA ESTOQUE PRODUTO EM ELABORAÇÃO"
     
    D - MATERIAIS CONSUMIDOS NA OP
    C - PRODUTO EM ELABORAÇÃO
     
    Movimento "03/00 - ENTRADA ESTOQUE PRODUTO PRONTO"
     
    D - PRODUTO PRONTO
    C - MATERIAIS CONSUMIDOS NA OP
     
     

    Requisitos necessários para integração contábil

     
    No cadastro da Classificação Contábil dos produtos movimentados no mês é necessário estar informada a conta contábil para o tipo de local de estoque que teve movimento no mês. Acesse o menu EST 1.3-A, selecione a tabela "08-Classificação Contábil" +Saiba mais, selecione a classificação contábil indicada no relatório de inconsistências e informe as contas contábeis.
     
    No cadastro dos movimentos de estoque ocorridos no mês é necessário estar informada a conta contábil correspondente a cada tipo de valor. Acesse o menu EST 1.4-A, informe a tabela "34-Tipos de Movimentos de Estoque" +Saiba mais, selecione o tipo de movimento de estoque e a variação do movimento de estoque indicados no relatório de inconsistências e informe as contas contábeis.
     
     

    Relatório de inconsistências da integração contábil

     
    Durante a integração são realizadas diversas conferências dos requisitos necessários para a integração contábil. Essas, por sua vez, caso haja algum erro, irão informar o mesmo através do relatório de inconsistências.
     
    Se o usuário decidir que os dados inconsistentes não necessitam integrar na contabilidade, basta ignorar esse relatório e indicar que deseja prosseguir com a integração contábil no questionamento que será exibido na sequência.
     
    Se o usuário decidir ajustar os dados inconsistentes, basta salvar o relatório para usar como guia, selecionar que não deseja seguir com a integração no questionamento que será exibido na sequência, proceder com os ajustes conforme orientação indicada acima na seção  "Requisitos necessários para integração contábil:" e em seguida executar a integração contábil novamente.