Neste tópico será abordada a rotina de refaturamento de notas em aberto para cadastros de fornecedores, disponível no menu FIN 2.1-O (Refat.Notas em Aberto Forn).
O refaturamento consiste em recriar os desdobramentos (parcelas) da fatura, hipótese de utilização, uma nota de compra foi escriturada nos livros fiscais com o número de parcelas errada, então neste menu é possível refaturar ou recriar a fatura com novos vencimentos sem a necessidade de estornar o lançamento fiscal.
Fornecedor
Informar neste campo o cadastro do fornecedor a que as notas serão refaturadas.
Espécie
Informar a espécie do documento financeiro, são aceitas as espécies 1-DM (duplicata mercantil), 4-DS (duplicata de serviço) ou 5-DR (duplicata rural).
Fatura
Informar o número da nova fatura que será criada em substituição a todos os documentos vinculados às notas refaturadas, o número da nota/fatura original pode ser mantido.
Data de movimento
Informar a data de movimento informada/gravada na nota fiscal, importante manter a data original do lançamento da nota, a fim de evitar inconsistência para conciliação contábil.
Processa notas da matriz e filiais do cadastro
Este campo permite faturar notas da matriz e filiais do cadastro com o mesmo CNPJ base e mesma conta contábil padrão, se marcado.
Neste caso o SIGER® aceita a seleção do cadastro do fornecedor, conforme exemplo na imagem a seguir.
Desmarcado processa somente notas do cadastro informado no campo "Fornecedor", conforme demonstrado na imagem a seguir.
Depois de informar os campos na janela "Refaturamento de notas em aberto de fornecedores", selecionar o botão [Avançar].
Será exibida a janela "Aceitação dos desdobramentos" para informar os novos vencimentos ou desdobramentos da fatura.