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Configurações da Apuração de Comissões

 
Configuração da rotina de apuração de comissões acessadas pelo botão [Configuração] dentro da janela de "Manutenção consolidada apuração comissões do representante", nos menus FAT 3.4-C, AUE 4.9-C ou FIN 2.5-C.
 
Configurações da Apuração de Comissões
1

Calcula indenização sobre comissão

Quando marcado, irá calcular a indenização (1/12) sobre o valor líquido de comissão do representante.
Para cálculo de IRF sobre indenização, é necessário configurar no cadastro do representante.
 
2

1º histórico financeiro devoluções

No momento da atualização das comissões são verificados os históricos de pagamentos, a fim de encontrar devoluções e outras compensações que devem ser tratadas. Neste processamento, se encontrado um documento com registros de comissões e liquidados com este histórico, os valores de comissão serão estornados.
 
3

2º histórico financeiro devoluções

Funciona da mesma forma que o 1º histórico financeiro de devoluções.
Se encontrado um documento com registros de comissões e liquidados com este histórico, os valores de comissão serão estornados.
 
4

Histórico financeiro baixa incobrável

Documentos com baixa incobrável não foram recebidos de fato, mas a empresa considera que o valor não será recebido, e dessa forma, não pagaria o valor de comissão correspondente à operação. Para identificação dessas baixas, é utilizado um histórico específico, e quando encontrado um documento liquidado com o mesmo, sua comissão é estornada.
 
5

Tipo de positivação

A positivação consiste em um acréscimo no valor de comissões ao atingir uma determinada quantidade de novos clientes. Habilita apenas quando a empresa utiliza metas - configuração na empresa do Faturamento.
Esta configuração indica se os clientes para positivação são acumulados por holding, CNPJ base ou CNPJ único.
 
6

Faz apuração de adiantamento

Quando marcado permite incluir apurações de comissões e criação de documentos de adiantamento ou débito de comissão, podendo compensar posteriormente com valor líquido a pagar ao representante.
 
7

Cria débito de comissão p/adiantamento

Quando indicado que a apuração de adiantamento pode ser feita, o campo é habilitado. Se marcado, não irá gerar um documento de adiantamento, e sim um débito de comissão para o representante, fazendo com que o valor seja descontado na apuração oficial.
Débitos não integram com o caixa/conta corrente ou fluxo de caixa.
 
8

Intervalo entre fluxo e vencimento

Quantidade de dias para intervalo entre data de fluxo e data de vencimento para criação do documento de comissão.
 
9

Permite filtrar por data de emissão

Quando marcado, adiciona dois campos na janela de apuração de comissões, o de data inicial e data final de emissão. Neles é possível filtrar a apuração a um determinado período de emissão de documentos. Os campos só são habilitados se o tipo de comissão a apurar seja "Liquidada".
 
10

Gera documento para apuração oficial

Indica se deve criar um documento para o representante quando apurada comissão oficial.
1-Gera documento de previsão: Cria um documento com tipo previsão. Posteriormente este documento poderá ser substituído pela nota emitida pelo representante. Enquanto a NF não é emitida, este documento consta no fluxo de caixa.
2-Não gera documento: Não efetua criação de documentos relacionados aos valores de comissão apurados.
3-Gera documento tipo outros: Cria um documento de tipo outros. Esta opção pode ser utilizada quando o representante não emite uma nota para as comissões.
 
11

Espécie do documento gerado p/ comissão

Indica qual a espécie que será utilizada na criação do documento de comissões do representante.
Quando gera documento de previsão, a espécie deve ser a mesma utilizada no lançamento do documento oficial para que seja possível utilizar a substituição.
 
12

Local de cobrança para o documento

Local de cobrança que será atribuído ao documento de comissões do representante.
Se não informado, irá utilizar o local de cobrança do fornecedor vinculado ao representante.
 
13

Formação número documento

Configuração de como deve ser montado o número do documento de previsão.
Exemplos para o período 01/2019, com emissão no dia 25:
1-AAAAMM: 201901
2-MMAAAA: 012019
3-AAMMDD: 190125
 
14

Separa valor de indenização

Aplicado para apurações com valor de indenização, onde irá indicar se deve gerar um documento para este valor separadamente.
Ou seja, são criados dois documentos: apuração e indenização.
 
15

Espécie do documento gerado p/indenização

15. Espécie do documento gerado p/indenização
Indica qual a espécie que será utilizada na criação do documento de indenização do representante.
Quando gera documento de previsão, a espécie deve ser a mesma utilizada no lançamento do documento oficial para que seja possível utilizar a substituição.
 
16

Lista resumo dos documentos

Se marcado, ao listar o recibo de pagamento de comissões ao representante será listado também um resumo dos documentos computados para o valor em questão.
 
17

Separa dados das indenizações

Quando marcado, os dados de indenização são listados no recibo separadamente.
 
18

Salta página entre recibo e detalhamento

Se marcado, o recibo será listado em uma página e o detalhamento em outra, separadamente.
 
19

Config.e-mail

19. Config.e-mail
Configurações para envio de e-mail com listagem e recibo aos representantes.
O supervisor/gerente é configurado diretamente no cadastro do representante.
 
 
20

Gera planejamento financeiro

Caso marcado, gera planejamento financeiro para o documento de comissões do representante.
21

Conta padrão para comissão

Conta do planejamento financeiro para criação do documento de comissões do representante.
Utiliza esta conta apenas se não tem uma conta de despesas padrão específica atribuída ao fornecedor vinculado ao representante.
 
22

Centro de custo padrão para comissão

Centro de custo padrão para registrar o planejamento financeiro na criação do documento de comissões do representante.
Este centro de custo é utilizado apenas quando não há centro de custo informado no movimento que deu origem à comissão.
 
Por exemplo:
Se a comissão for vinculada a um documento com o centro de custo 10, este centro de custo será utilizado para registrar as comissões.
Se a comissão for vinculada a um documento sem centro de custo, será utilizado o código informado neste campo para registrar o valor de comissão desta nota.
 
Como a comissão é formada por múltiplos registros, é efetuado o rateio de valores entre os centros de custos encontrados conforme os valores de comissão atribuídos a cada origem.