Empresa Tomador/Obra
Para cálculara folha por Tomador de serviço ou obra, precisa-se configurar no cadastro da empresa, MENU FPA 1.2-A, botão [Dados adicionais 2], configurar os tomadores/obra nos departamentos no MENU FPA 1.4-M, tabela 2, configurar no cadastro do funcionário que aceita movimento por departamento, MENU FPA 1.8-A, botão [Cálculo e Pagto] e incluir os movimentos com rateio entre os tomadores/obra MENU FPA 2.2-I.
No cadastro da empresa no botão [Dados adicionais2] selecionar que 1-SIM no campo "Permite mov.múltiplos deptos".

Configuração Tomador/Obra
No SIGER® o cadastro dos tomadores/obras são realizados através do MENU FPA 1.4-M – tabela 02-DepartamentoS/Seções, botão [Dados Adicionais]. Para configurar os dados do tomador/obra, se faz necessário marcar a check box "Dados GPS", desta forma, o SIGER® vai permitir configurar o botão [Dados adicionais], com todos os dados do tomador, como endereço, CEI/CNPJ/CNO, código FPAS, código GPS, e tipo de lotação.

A configuração do botão [Dados adicionais], vai gerar informações para o eSocial, será gerado os layotus S-1005 e S-1020 quando for obra própria e quando for obra de terceiro, vai gerar somente o layout S-1020.
- Botão [Dados adicionais], no MENU FPA 1.4-M, tabela 02.
- EXEMPLO OBRA PRÓPRIA: informar o CEI, selecionar o código de recolhimento FGTS, selecionar o tipo de lotação 01-Setor/depto/estabelecimento e informar o CNO da obra. Desta forma é enviado ao eSocial as tarefas dos layouts S-1005 e S-1020.

- EXEMPLO OBRA TERCEIRO: informar o CEI, selecionar o código de recolhimento FGTS, selecionar o tipo de lotação 02-Obra de construção civil empreitada, selecionar o tipo de "Prest.Serv.Obra", informar o CNO da obra e informar os dados no botão [Contratante/Proprietário]. Desta forma é enviada ao eSocial apenas a tarefa do layout S-1020.

- EXEMPLO TOMADOR PESSOA JURÍDICA: informar o CNPJ do tomador, selecionar o código de recolhimento FGTS 150, selecionar o tipo de lotação 04-Pessoa jurídica tomadora, exceto por cooperativa. Desta forma é enviado ao eSocial apenas a tarefa do layout S-1020.

- EXEMPLO TOMADOR PESSOA FÍSICA: informar o CEI ou CAEPF (NÃO VALIDA COM CPF), selecionar o código de recolhimento FGTS 150, selecionar o tipo de lotação 03-Pessoa física tomadora de serviço. Desta forma é enviado ao eSocial apenas a tarefa do layout S-1020.








