×

E-Consignado

 
O E-Consignado é uma plataforma do governo federal que permite que trabalhadores da iniciativa privada consigam crédito. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito consignado, reduzir burocracias e oferecer taxas de juros mais acessíveis. O E-Consignado agora é Crédito do Trabalhador. Com essa novidade, profissionais do setor privado poderão utilizar a Carteira de Trabalho Digital para acessar empréstimos.
 
Vantagens do E-Consignado:
  • Reduz burocracias;
  • Amplia a concorrência entre bancos;
  • Oferece taxas de juros mais acessíveis;
  • Permite que trabalhadores formais contratem empréstimos com desconto em folha de pagamento;
  • Não é necessário convênio entre empresa e banco.
 
Observação: Nesta modalidade crédito do TRABALHADOR o EMPREGADOR repassara a instituição financeira consignatária através da guia do FGTS conforme legislação específica.
 
Para atender a legislação do E-Consignado no SIGER® foi implementado a nova natureza de rubrica 9253, incidência do FGTS código 31- eConsignado e tipo de acumulador especial 27-Empréstimo Consignado. Módulo FPA MENU 1.7-M botão [Incluir] para buscar o próximo código disponível pressione a tecla [F4] e [Enter].
 
E-Consignado
1

Natureza da rubrica

Informar a natureza da rubrica código 9253 para a modalidade crédito do trabalhador.
 
2

Tipo de evento

Tipo de evento deve ser desconto.
 
3

Tipo de acumulador especial

Tipo de acumulador especial código 24-empréstimo consignado. Com este tipo de acumulador especial, poderá ser descontado no calculo de férias.
 
4

Incidência FGTS

Incidência do FGTS código 31-Desconto eConsignado.
 
 
 
Para fazer o lançamentos das parcelas do empréstimo E-Consignado FPA MENU 2.2-M, informar tipo de movimento, período que inicia o desconto, código do evento criado no FPA MENU 17-M, valor da parcela, quantidade de parcelas, e os dados do banco e numero do contrato do empréstimo.
 
 
Ao avançar para segunda tela do FPA MENU 1.2-M informar o código do funcionário.
 
ATENÇÃO EMPREGADOR:
  •  A empresa será notificada que ocorreu um empréstimo através DET.
  • O RH precisa identificar o trabalhador que fez o empréstimo no site Emprega Brasil, onde vai constar o valor da parcela e quantidade de parcelas a serem descontadas.