A manutenção do documento pode ser acessada nos menus Controle Financeiro 2.2, Automação de Escritórios 3.2, Comércio Exterior 4.2, Vendas e Faturamento 7.2 e Gestão de Contrato 4.2.
Para facilitar a busca de documentos, utilize os atalhos disponíveis:
F7 abrirá tela de outros acessos ao documento.
F9 no campo de espécie abrirá a pesquisa de documentos cadastrados na base de dados.
Espécie documento
Classificação do documento financeiro através da tabela genérica 61-Espécie do documento financeiro.
As espécies tem códigos pré-definidos pelo SIGER®, os quais podem ser configurados conforme necessidade do usuário. Definem, juntamente com o cadastro, se o documento é recebimento ou pagamento.
Cliente/Fornecedor
Cadastro de cliente/fornecedor vinculado ao documento/fatura.
Nº documento
Número que irá identificar o documento. Quando oficial, será o mesmo número de fatura da nota.
Desdobramento
Identificação dos vencimentos da fatura. Por exemplo, uma nota com 3 vencimentos terá 3 desdobramentos diferentes. Este identificador pode ser formado por 1 ou 2 dígitos alfanuméricos, conforme configuração.
Parcela
Número sequencial que identifica os pagamentos parcias de um vencimento.
Ao fazer um pagamento parcial, o saldo em aberto do documento será atribuído à parcela zero e o valor pago será gravado em um novo sequencial de parcela de pagamento. O documento só estará totalmente pago quando houver data de pagamento na parcela zero.
Data de vencimento
Data de vencimento do documento, ou seja, data limite esperada para pagamento.
Data de fluxo caixa
Data de previsão do crédito de recebimento.
Esta data é calculada a partir da data de vencimento, contabilizando os dias de fluxo informados no local de cobrança . Esta informação também pode ser digitada pelo usuário.
Influencia diretamente no relatório de Fluxo de Caixa.
Valor do documento
Quando oficial, a soma do valor de todos os desdobramentos e parcelas deve ser equivalente ao valor da fatura. Caso não seja um documento oficial a definição do valor é livre.
Local de cobrança
Local de cobrança em que será feito o registro ou pagamento do documento.
Natureza
A natureza do documento será utilizada para fins de agrupamento em relatórios e para configurações de históricos de entrada e pagamento.
Nº reg.órgão cobr
Número do registro do órgão cobrador, também conhecido por "Nosso número". Serve para identificação do boleto no local de cobrança registrado. Ao emitir um boleto pelo SIGER® este campo é preenchido automaticamente.
Invoice
Número da Invoice ou do contrato de fornecimento.
Representante
Representante principal da venda para clientes. Usado apenas para listagem de relatórios.
Os valores de comissões e demais representantes para um mesmo documento poderão ser consultados na janela de consulta consolidada de documentos.
Marca
Marca da nota do faturamento que é replicada para o documento conforme parâmetro de sistema.
Data de Pagamento
Data em que foi efetuado o pagamento do documento.
Data de Crédito
Data em que estará disponível o valor recebido de clientes no caixa ou na conta bancária.
Em caso de pagamento a fornecedores a data de crédito será igual a data de pagamento.
Juros/acréscimos
Valores de juros e outros acréscimos a adicionar ao valor do documento.
Estes valores devem ser identificados através de históricos financeiros, os quais também servem para a identificação contábil.
Descontos/abatimentos
Descontos e abatimentos que irão reduzir o valor do documento.
Estes valores devem ser identificados através de históricos financeiros, os quais também servem para a identificação contábil.
Valor líquido
Valor do documento considerando juros/acréscimos e descontos/abatimentos.
Este é o valor que será considerado para o registro do movimento de caixa/conta corrente para pagamento.
Origem
Indica por meio de qual rotina do SIGER® o documento foi criado.
Data de movimento
Para documentos oficiais, a data de movimento será a data do faturamento das notas.
Para outros documentos, será a data de criação do documento financeiro.
Sigla
Empresa a que o documento pertence. Quando o documento for originado por integração de outro módulo, exibe a sigla da empresa do módulo de origem.
Tipo de documento
Identificação do tipo de documento. Pode ser classificado em previsão, adiantamento, oficial, devolução ou outros. Esta informação é carregada a partir da espécie ou do menu acessado para inclusão de documento:
Previsões podem ser incluídas através do menu FIN 2.2-I.
Documentos de tipo oficial e devolução são incluídos através do faturamento de notas.
Adiantamentos e documentos de tipo outros podem ser incluídos através do menu FIN 2.2-D.
Seq
Número sequencial para diferenciar documentos que tenham a mesma chave, geralmente utilizado para previsões.
Fluxo de caixa
Indica se o documento irá listar no fluxo de caixa. O padrão deste campo é definido pela espécie de documento.
Aceite
Indica que a cobrança de fornecedores foi aceita e pode ser paga.
Código do pedido
Quando o documento é originado de integração do Faturamento, assume o número do pedido correspondente.
Ao faturar diversos pedidos para uma única fatura exibe a literal "Vários" e permite a consulta dos mesmos através do botão de consulta rápida.
Observações
Texto livre contendo informações do documento financeiro.
Histórico de pagamento
Histórico de pagamento é carregado automaticamente pela natureza ou 1.1-H. Servirá para filtros e contabilização do valor líquido.
Histórico de juros
Histórico de acréscimos é carregado automaticamente pela natureza ou 1.1-H. Servirá para filtros e contabilização do valor de juros/acréscimos do documento.
Histórico de descontos
Histórico de descontos é carregado automaticamente pela natureza ou 1.1-H. Servirá para filtros e contabilização do valor de descontos/abatimentos do documento.
Situação
A situação do documento é alterada automaticamente pelo SIGER® conforme as ações que são tomadas para o documento.
Indica se o mesmo está pendente, pago, bloqueado, em renegociação, etc.
Algumas situações podem ser alteradas através menu FIN 2.2-S.
Dados Adicionais
Dados diversos pertinentes ao documento.
Movtos/Observações
Informações sobre operações com banco, descontos contratuais e demais históricos/alterações.
Rastrear doc.
Rastreia os acertos financeiros a que o documento pertence, exibindo os pagamentos e despesas vinculadas a este.
Cobrança/Pagamento
Para clientes, exibe dados de cobrança bancária ou via cartão de crédito/débito.
Para fornecedores, exibe dados de autorização e pagamento bancário.
Anexos
Área de uso livre para anexar arquivos ao documento financeiro.
Exemplos de uso: comprovantes de pagamento, contratos, etc.
Histórico
Histórico de alterações dos campos do documento.
Instruções bancárias
Instruções geradas para o documento financeiro para cobrança bancária (online ou via arquivo CNAB).
Variações Monetárias
Utilizado para documento em outras moedas, onde o valor em Reais irá mudar conforme as cotações. É possível controlar variação monetária pelo regime de competência ou por caixa. É necessário contratar o adicional para este controle no SIGER®.
Contabilização
Botão disponível quando o módulo Financeiro integra na Contabilidade.
Apresenta a forma de contabilização do documento financeiro, exibindo as contas contábeis para integração a crédito/débito na entrada e na liquidação, conforme configuração do momento da contabilização.
Eventos bancários online
Ocorrências de cobrança originadas de comunicação online com instituições bancárias.
Hist.lib.bloqueios
Histórico de liberações dos bloqueios que ocorreram com o documento.