×

Baixa Duplicata Incobrável

 
Neste tópico será abordada a rotina de baixa de duplicata incobrável, disponível no menu FIN 2.2-Z.
 
A perda no recebimento de créditos ou duplicatas incobráveis nada mais é que a perda pela inadimplência de clientes, todas as pessoas jurídicas poderão baixar de sua contabilidade as duplicatas, notas promissórias, faturas, entre outros recebíveis, não quitadas pelos respectivos clientes, porém para sua dedutibilidade depende do tipo de enquadramento fiscal da empresa e das regras tributárias vigentes, registra-se que este tópico visa apenas demonstrar a rotina aplicada ao módulo financeiro do SIGER®.
 
Ao acessar o menu FIN 2.2-Z será exibida a janela de manutenção de documento do financeiro, para acessar o documento utilize as teclas de atalho disponíveis na linha amarela, F7-Outros acessos ao documento ou F9-Documentos, para maiores informações sobre formas de acessar o documento financeiro acesse o link .
Informe a data de baixa incobrável no campo "Pagamento" e avançar, no campo "Histórico" será carregado o histórico financeiro padrão para essa situação, neste exemplo histórico "19-BAIXA DUPL.CLI.INCOBRAVEL", este histórico é definido no menu FIN 1.1-H (Históricos das variações nos pagamentos) .
 
 
 
Ao avançar será exibida a janela "Dados p/lançamento do pagamento no caixa/conta corrente", caso a empresa possua o módulo 1-Contabilidade contratado e o mesmo devidamente integrado do financeiro, neste caso orientamos a informar o caixa/conta corrente de integração, neste exemplo o caixa 99-INTEGRAÇÃO, ou crie um caixa específico para essa situação , para integração contábil informe neste movimento conta contábil a débito.
 
 
Importante: Para as empresa que possuem o financeiro integrado com a contabilidade, a contabilização ocorrerá a partir do histórico financeiro 19-BAIXA DUPL.CLI.INCOBRAVEL (lançamento a crédito) e a contrapartida será o movimento de caixa/conta corrente (lançamento a débito).
 
Ao avançar para gravar o movimento será exibida janela "Dados da baixa da duplicata incobrável", essa rotina possui o recurso para mudar o grupo de cadastro e a situação do cadastro do cliente, contudo esses campos são não obrigatórios. Caso a empresa defina por bloquear ou inativar o cadastro do cliente, pode ser realizado neste momento, informe o código do grupo de cadastros no campo "Novo grupo de cadastro do cliente" e a nova situação no campo "Nova situação do cadastro", neste está disponíveis a opções 1-Ativo, 2-Bloqueado e 3-Inativo.
 
 
Concluída a baixa do documento o mesmo será gravado com a situação 12-Baixado incobrável, conforme demonstrado na imagem a seguir.
 
 
Se acessar a consulta da posição financeiro da cliente será exibida a informação de documentos baixados por essa situação no campo "Duplicatas incobráveis", conforme demonstrado na imagem a seguir.