Lançamento do retorno de beneficiamento de terceiros
Alterações geradas a partir da versão 19.10m, em 05/07/2020.
Quando na nota de retorno de beneficiamento vierem itens que são insumos aplicados, os mesmos devem ter seu valor agregado ao custo do produto pronto.
Para que isso ocorra corretamente, foi criada uma nova opção de rateio na capa da nota, que será habilitada quando o lançamento da mesma for feito via F6-Chave de acesso ou F7-Importação de XML.
A primeira parte do lançamento da nota, que é o retorno simbólico dos insumos não sofre nenhuma alteração. Deve ser importada a parte da NF-e com CFOP 1/2.902 e informado o produto pronto no final do lançamento normalmente.
Ao efetuar a importação dos itens com CFOP 1/2.124, deve ser setada a opção de rateio "3-Sim, por item".
Depois de informar a nota de retorno simbólico para vincular a mão de obra e avançar, será exibida esta nova tela de rateio.
Os dados na parte superior, são o produto pronto (mão de obra) informado na nota e os insumos aplicados que irão ser rateados no custo.
Na parte inferior, será exibido o produto pronto informado no lançamento da nota de retorno simbólico dos insumos.
Quando for somente um produto pronto, basta conferir os dados e avançar.
Se for retornado mais de um produto pronto, o valor dos insumos precisa ser rateado manualmente.
É necessário selecionar o insumo a ser rateado e posteriormente clicar em "F4-Alterar" na parte inferior da janela (quadrante do produto pronto) para indicar a quantidade equivalente deste insumo para aquele produto pronto.
Depois de avançar nesta janela de rateio serão carregados no lançamento tantos itens quanto existirem efetivamente no XML e o restante do lançamento se dará normalmente.