Recálculo de Pedidos e Notas
O Recálculo de Pedidos e Notas deve ser utilizada para recalcular valores de pedidos ou ajustar dados, devendo ser utilizada somente por orientação de algum técnico da Rech!
Para que serve o recálculo de pedidos e notas?
Para ajustar pedidos e notas que tenham sido inclusos em um cenário em que eventualmente ocorreu alguma alteração. Por exemplo, ao incluir o pedido, a CFOP estava com uma situação tributária cadastrada, mas passou a ser outra. Sendo assim, ao recalcular o registro, é possível indicar quais dados deverão ser recarregados e esses serão ajustados, evitando que o usuário precise ajustar todos os itens do pedido manualmente.
O recálculo do pedido pode ser feito através do menu FAT 6.1-R e o recálculo de notas através do menu FAT 6.1-L. Nesses menus é possível recalcular vários dados do pedido e da nota, permitindo inclusive fazê-lo em lote (filtrando quais pedidos/notas deverão ser ajustados).
Antes de utilizar esta rotina é altamente recomendado que seja feito um backup do SIGER®(maiores informações sobre o backup em Backup do SIGER®), sendo necessário sempre marcar que "Já efetuou o backup" para prosseguir — além de indicar o que deseja recarregar.
Recálculo de pedidos
 Já efetuou o backup
Opção obrigatória para poder prosseguir com o recálculo.
|
 Recalcula custo do produto
Recalcula a origem do custo dos itens conforme configurado na empresa.
|
 Recarrega vencimentos
Recalcula o percentual da primeira parcela em registros faturados.
|
 Recarrega campo acumula itens na nota
Recarrega o indicador de acumulação dos itens na nota a partir do cadastro de cliente/empresa. Apenas para registros não faturados.
|
 Recarrega tipo de cálculo
Recarrega o tipo de cálculo a partir do padrão configurado na empresa. Apenas para registros não faturados.
|
 Recarrega valor unitário padrão
Recarrega o valor unitários dos itens a partir do valor da lista de preços/ou outras origens.
|
 Recarrega valor unitário
Recarrega o valor unitários dos itens a partir do valor da lista de preços/ou outras origens. Apenas para registros não faturados.
|
 Recarrega origem da mercadoria
Recarrega a origem da mercadoria dos itens a partir do padrão dos produtos. Apenas para registros não faturados.
|
 Recarrega unidade tributável
Recarrega unidade tributável/fator de conversão dos itens a partir do produto. Apenas para registros não faturados.
|
 Recarrega dados das embalagens
Recalcula os rótulos, a embalagem coletiva, a embalagem individual, a quantidade por embalagens e peso por itens.
|
 Recarrega itens da composição
Somente irá recarregar as composições de itens não integrados no Estoque e que tenha produto mais CFOP configurados para carregar composição automaticamente.
|
 Recarrega local de estoque e transferência
Recarrega o local de estoque e o local de transferência do item se não estiver faturado ou separado e não possuir local de estoque.
|
 Recalcula os volumes
O recálculo de volumes irá ignorar totalmente os volumes já informados, simulando o cálculo a partir dos itens da inclusão do pedido. Ignora para registros faturados caso a empresa esteja configurada para não permitir alterar volumes de pedidos/notas faturados.
|
 Recarrega repres./preposto/vendedor*
Recarrega os códigos de representante/preposto/vendedor conforme cadastros. Somente será feito para pedidos não faturados.
|
 Recarrega percentuais de comissão*
Recarrega percentuais padrões de comissão de representante/preposto/vendedor no item conforme cadastros. Somente será feito para pedidos não faturados.
|
 Recarrega par.cálculo da comissão*
Recarrega parâmetros para cálculo da comissão (composto da base, configurações da empresa). Somente será feito para pedidos não faturados.
|
*Opções exclusivas para o recálculo de pedidos
Recálculo de notas
O recálculo de notas possui as mesmas opções que o recálculo de pedidos (exceto as destacadas como exclusivas do pedido), além de permitir a reintegração de notas faturadas com os Livros Fiscais e com o Financeiro.
Recálculo de tributos
No recálculo de pedidos, ao avançar na seleção inicial, aparece a seleção de recálculo da Situação tributária, para indicar impostos que deseja recalcular.
Seleção de registros
Ao avançar na seleção, permitirá filtrar os pedidos/as notas que deseja processar no recálculo. Sendo apenas um registro, o indicado é filtrar pelo código do pedido, série/nota ou ID da nota. Abaixo, a seleção padrão de pedidos:
Por fim, basta avançar e aguardar o recálculo para então conferir se os registros foram corretamente ajustados.