×

Hardware

 
Os computadores para estações devem seguir as características médias encontradas no mercado para computadores desktop. Devem-se observar os seguintes itens quanto aos recursos de hardware:
 
Placa-mãe: para computadores com processador Intel, recomenda-se placa mãe Intel, em função de compatibilidade e desempenho. Já para computadores com processador AMD, recomenda-se aquisição de placa-mãe Asus. Deve-se ter cuidado com o chipset da placa-mãe, pois este componente é quem define os recursos da placa-mãe. As marcas Intel, VIA e nVIDIA são recomendadas para o chipset.
 
Processador: recomenda-se processador Intel i3, i5, i7, i9 ou AMD Ryzen que possuam tecnologia multi-core. Deve-se tomar bastante cuidado com o tipo do soquete do processador, pois esta característica influi diretamente na compatibilidade entre o processador e a placa-mãe, já que estes componentes estão ligados diretamente.
 
Memória: hoje em dia costuma-se trabalhar com vários aplicativos sendo executados simultaneamente, o que aumenta o uso da memória RAM. Se este recurso for mal dimensionado, o sistema operacional faz a utilização de memória virtual (acessando o HD para o armazenamento de informações), diminuindo bastante o desempenho do computador e aumentando o risco de corrupção e perda de dados em função de travamento ou desligamento indevido. É importante atentar para o correto dimensionamento desse componente em função de uma melhor performance durante a execução dos aplicativos (SIGER®, editores de documentos, e-mail, internet, etc.).
 
Placa de rede: componente importante, pois é responsável por efetuar a conexão do computador com a rede. A taxa de transferência da placa de rede, juntamente com a dos componentes envolvidos (como o hub/switch e cabeamento), implica diretamente na velocidade de tráfego de dados, tornando importante cautela ao efetuar o dimensionamento da rede e das placas de rede das estações.
 
As demais características (como monitor, placa de vídeo e outras) podem ter uma configuração mínima, pois não possuem tanta influência no bom desempenho do sistema.