Neste tópico serão abordadas as configurações adicionais referentes as rotinas de remessa de cobrança e pagamento bancário, manutenção de adiantamentos e aceite de documentos.
 Atribui abatimento p/descontos no retorno bancário
Este campo define se o SIGER® considera o valor de abatimento processado no retorno bancário como desconto no documento financeiro, ou seja, se o cliente efetuou pagamento do título com desconto, o valor resultante da diferença entre o valor original do documento e o valor do pagamento será gravado no campo "Desc./abatimentos".
|
 Permite informar nosso número na ent.nota/docto
Este campo define se permite informar nosso número (Nº reg.órgão cobr) na entrada de nota e documento.
|
 Tratamento p/pagamento duplicado
Este campo define a qual ação ao encontrar um pagamento duplicado com dados diferentes de pagamento, na situação do cliente realizar o pagamento do título em duplicidade, opções disponíveis:
1-Não faz tratamento: Não cria adiantamento para pagamento duplicado.
2-Adiantamento p/pagamento diferente: Ao encontrar um pagamento duplicado exibe mensagem para questionar se deve ser criado o adiantamento. Apenas considera um pagamento como duplicado quando há diferença entre o pagamento a ser efetuado no retorno e o pagamento já existente. Considera diferença nos campos de histórico de pagamento, data de pagamento, data de crédito e origem do pagamento.
3-Adiantamento p/qualquer pagamento: Sempre cria adiantamento ao encontrar um pagamento duplicado no retorno de cobrança.
|
 Cria instrução automática de entrada para previsão
Este campo define a criação de instrução automática de entrada de título para documentos de previsão.
|
 Configurações de operações com bancos
Este campo define a aceitação e/ou obrigatoriedade das configurações de operações com bancos + Saiba mais, opções disponíveis:
1-Não utiliza: Não utiliza as operações com bancos.
2-Utiliza apenas para sugestão: Utiliza as operações com bancos como sugestão para facilitar a inclusão de movimentos no caixa/conta corrente, no processamento do arquivo de retorno bancário.
3-Utiliza obrigatoriamento: Utiliza as operações com bancos de forma obrigatória para processamento do arquivo de retorno bancário.
|
 Permite acréscimos em boletos de fornecedores
Este campo define se permite pagamento via remessa bancária de boletos (com código de barras) a fornecedores com acréscimos.
Na remessa de pagamentos a fornecedores para pagamentos de boletos com código de barras, normalmente são pagos somente documentos ainda não vencidos, neste caso não possui valores de acréscimos (multa e juros) a pagar. Quando este campo estiver marcado, vai enviar valores de multa/juros para o pagamento normalmente, sempre que o banco permitir, sem alertas.
Se desmarcado, caso tenha documento para pagar neste formato com valor de acréscimos, irá exibir mensagem de alerta e impedir a remessa de valor de acréscimos para o documento.
Para o valor referente a tarifa de cobrança bancária não é respeitada esta configuração pois possui campo de configuração própria para determinar o pagamento ou não desta tarifa, nesta mesma janela de configuração.
|
 Empresa optante do DDA
Este campo define se a empresa é optante pelo sistema DDA (Débito Direto Autorizado) com algum banco, ou seja, recebe boletos em forma eletrônica.
|
 Aceita conta corrente p/pagamentos
Este campo define se permite informar conta corrente nos cadastros de fornecedores para pagamentos via depósito bancário.
|
 Permite bloquear adiantamento a clientes
Este campo define se permite que adiantamento a cliente fique com situação bloqueado, esta situação permite a emissão de boletos de adiantamentos para clientes, efetuando a entrada via remessa bancária.
|
 Cobra juros/multa para adiantamentos
Este campo define se a empresa realize cobrança de juros e multa para documentos da espécie 3-Adiantamento, se marcado permitirá gerar juros e multa nas instruções e boletos de adiantamento. Desmarcado sempre será carregado zeros para juros e multa.
O campo será habilitado somente quando marcado o campo "Permite bloquear adiantamento a clientes".
|
 Permite bloquear adiantamento a fornecedores
Este campo define se permiti que adiantamento a fornecedor fique com situação bloqueado, esta situação permite efetuar a entrada do adiantamento por depósito, código de barras ou Pix no envio de remessa bancária.
|
 Tarifa de cobrança em boletos de fornecedores
Este campo define se o SIGER® considera tarifa de cobrança no aceite de código de barras e na geração de remessa de pagamento, opções disponíveis:
1-Não aceita/não paga: Não considera tarifa de cobrança no aceite de código de barras e nem na geração de remessa de pagamento.
2-Aceita/paga: Considera tarifa de cobrança no aceite de código de barras e na geração de remessa de pagamento.
3-Aceita/não paga: Considera tarifa de cobrança no aceite de código de barras mas não na geração de remessa de pagamento.
Importante: Conforme resolução BACEN Nº 3.639 de 26.03.2009 é vedada a cobrança de outros acréscimos ao valor do boleto.
|
 Valor limite p/tarifa de cobrança
Este campo define o valor limite que poderá ser considerado como tarifa de cobrança no aceite de código de barras para documento.
O campo não será habilitado quando selecionada a opção "1-Não aceita/não paga"no campo "Tarifa de cobrança em boletos de fornecedores".
|
 Permite aceite de cód.barras na ent.nota/docto
Este campo define se permite informar código de barras de documentos na entrada de notas/documentos. Para maiores informações sobre a rotina de aceite acesse o link + Saiba mais.
|
 Altera de juros e vencimento no aceite
Este campo define se permite a alteração de vencimento e valor de juros do documento nas rotinas de aceite de código de barras. Para maiores informações sobre a rotina de aceite acesse o link + Saiba mais.
|
|