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Critérios de Avaliação de Fornecedor

 
Critérios de avaliação de fornecedor estão disponíveis no módulo de Compras, menu 5.3-T. São definidos os itens passíveis de avaliação sobre as entregas, esses critérios recebem uma pontuação de acordo com enquadramento de desempenho das entregas do fornecedor. A soma dos pontos de todos os critérios vai determinar o nível de desempenho do fornecedor no período avaliado.
 
A cada um dos critérios deve ser atribuído um peso (coluna "Peso") sendo que a soma total desses pesos deve ser 10. Caso um critério não deve ser avaliado, deixar o peso com 0 (zero).
 
Cada item de ordem de compra entregue no período informado para emissão do relatório (data de entrega inicial/final) é submetido aos critérios de avaliação e gera uma pontuação para cada critério avaliado.
 
No caso do critério ser plenamente satisfeito (conforme), a pontuação atribuída é 10 (coluna “Confor.”). Para critérios atendidos condicionalmente a pontuação atribuída é a que for informada na coluna “Condic.”. Para critérios que não atingiram o mínimo de satisfação (não conforme) a pontuação atribuída é a que foi informada na coluna “Não cnf.”.
 
Para os critérios “Pontualidade na entrega”, “Quantidade entregue x prevista”, “Prazo de pagamento” e “Preço”, as faixas para enquadramento como atendimento conforme, atendimento condicional e não conforme devem ser informados na área “Intervalo para pontuação”. Para os critérios “Pontualidade na entrega” e “Prazo de pagamento” a medida para enquadramento é a diferença de dias entre o previsto (definido na ordem de compra) e realizado (informado na nota fiscal). Para os critérios “Quantidade entregue x prevista” e “Preço” a medida para enquadramento é o percentual da diferença entre o previsto (definido na ordem de compra) e realizado (informado na nota fiscal).
 
O critério “Prazo de pagamento” somente é avaliado se o módulo Livros Fiscais está configurado para integrar com o módulo Financeiro.
 
O critério "Devoluções" não tem atendimento condicional. Ou seja, se o item não teve devoluções é conforme, se teve devoluções é não conforme.
 
Os critérios “Quant.da NF X Qtd.inspecionada”, “Conformidade nas especificações” e “Inspeção visual/dimensional” não tem intervalo para enquadramento da pontuação pois são enquadrados conforme avaliação indicada diretamente na janela “Controle de qualidade/Avaliação” no lançamento da NF de compra ou na alteração da Ordem de Compra, para item entregue.
Obs: O acesso a essa janela só é disponibilizado se marcado o campo “Informa controles de qualidade” nos parâmetros gerais (menu 1.1-P, botão [Compras], botão [Entrada nota O.C.]). Também é necessário vincular um número de Ordem de Compra no o item. + Saiba mais
 
 
Quantidade NF x Quantidade Inspeção
Conformidade em relação à quantidade indicada na nota fiscal e quantidade inspecionada.
Pode ter seu resultado 1-Conforme, 2-Não conforme, 3-Aceitação condicional ou 4-Não aplicável.
 
Conforme especificações
Conformidade em relação às especificações definidas para o produto
Pode ter seu resultado 1-Conforme, 2-Não conforme, 3-Aceitação condicional ou 4-Não aplicável.
 
Inspeção visual/dimensional
Inspeção em busca de avarias e outros aspectos/atributos visuais
Pode ter seu resultado 1-Conforme, 2-Não conforme, 3-Aceitação condicional ou 4-Não aplicável.
 
No botão [Cons.Elementos análise] pode ser consultado os elementos de análise do produto.
Esses dados são o padrão do produto para novos lotes de laudos (carrega para o laudo do lote). + Saiba mais
 

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CADA CRITÉRIO

 
Cada critério tem seu método de avaliação para ser enquadrado como plenamente atendido (conforme), atendido condicionalmente ou não atendido (não conforme). O sistema avalia cada item entregue pelo fornecedor.
Abaixo está explicado como cada critério é avaliado.
 
Critérios de Avaliação de Fornecedor
1

Pontualidade na entrega

1. Pontualidade na entrega
O sistema calcula a diferença de dias entre a data prevista para entrega e a efetiva data de entrega do item. As entregas antecipadas somente são consideradas se marcado o campo “Consid.entrega antecipada” na seleção do relatório.
A diferença de dias é enquadrada como conforme, atendido condicional ou não conforme de acordo com a faixa de dias informado na área “Intervalo para pontuação”.
A data da efetiva entrega pode ser a data de registro da entrega ou a data de emissão da NF, conforme o que for indicado no campo “Prazo de entrega realizado”.
 
2

Quantidade entregue X prevista

2. Quantidade entregue X prevista
O sistema calcula o percentual de diferença entre a quantidade solicitada na OC e a quantidade efetivamente entregue do item na NF.
A diferença em percentual é enquadrada como conforme, atendido condicional ou não conforme de acordo com a faixa de percentual informado na área “Intervalo para pontuação”.
 
3

Prazo de pagamento

3. Prazo de pagamento
O sistema calcula e compara o prazo médio de pagamento previsto na OC com o prazo médio de pagamento efetivo da NF.
A diferença de dias entre os prazos médios é enquadrada como conforme, atendido condicional ou não conforme de acordo com a faixa de dias informado na área “Intervalo para pontuação”.
Obs: Esse critério somente é avaliado se o módulo Livros Fiscais está configurado para integrar com o módulo Financeiro.
 
4

Preço

4. Preço
O sistema calcula o percentual da diferença entre o valor total do item previsto na OC e o valor total efetivo da NF.
A diferença em percentual é enquadrada como conforme, atendido condicional ou não conforme de acordo com a faixa de percentual informado na área “Intervalo para pontuação”.
 
5

Devoluções

5. Devoluções
Se o item não teve devoluções é conforme, se teve devoluções é não conforme. Esse critério não tem atendimento condicional.
 
6

Quant.da NF X Qtd.inspecionada

6. Quant.da NF X Qtd.inspecionada
Considera o que foi indicado no campo “Qtde.NF x Qtde.Inspec.” da janela “Controle de qualidade/Avaliação” acessada pelo botão “Qualidade” do item da OC.
 
7

Conformidade nas especificações

7. Conformidade nas especificações
Considera o que foi indicado no campo “Confor.especificações” da janela “Controle de qualidade/Avaliação” acessada pelo botão “Qualidade” do item da OC.
 
8

Inspeção visual/dimensional

8. Inspeção visual/dimensional
Considera o que foi indicado no campo “Insp.visual/dimensional” da janela “Controle de qualidade/Avaliação” acessada pelo botão “Qualidade” do item da OC.
 
9

Pontuação do fornecedor

9. Pontuação do fornecedor
A pontuação final do fornecedor é obtida pela soma de todas as pontuações finais dos critérios (ver "FÓRMULA DE CÁLCULO DOS PONTOS DE CADA CRITÉRIO" abaixo).
O enquadramento do fornecedor como “Plenamento apto”, “Apto com restrições” ou “Abaixo dos requisitos mínimos” é obtido enquadrando essa pontuação final dentro das faixas de “Pontuação do fornecedor” .
 
10

Prazo de entrega realizado

10. Prazo de entrega realizado
Essa configuração influencia no cálculo do critério "Pontualidade na entrega". A data da efetiva entrega pode ser a data de registro da entrega ou a data de emissão da NF, conforme o que for indicado nesse campo.
 
 

FÓRMULA DE CÁLCULO DOS PONTOS DE CADA CRITÉRIO

 
  • Pontos conformes = Número de itens conformes * 10
  • Pontos condicionais = Número de itens condicionais * Pontos condicionais do critério
  • Pontos não conformes = Número de itens não conformes * Pontos não conformes do critério
     
  • Soma de pontos do critério = Pontos conformes + Pontos condicionais + Pontos não conformes
     
  • Pontos conforme peso do critério = Soma de pontos do critério * Peso do critério
     
  • Pontuação final do critério = Pontos conforme peso do critério / (Número total de itens entregues * 10)