Crédito em Conta
Menu FPA 4.3-C, utilizado para gerar o arquivo com o cadastro dos funcionários para abertura de conta no banco informando. Cada banco, possui o layout para geração deste arquivo que pode ser em TXT ou CSV.
Exemplo: o BANCO DO BRASIL possui os dois layouts em TXT e CSV, o banco Banrisul somente em TXT. No SIGER® tem os layouts para geração do crédito de salário para vários bancos.

- No campo código do banco, informar o banco da empresa já cadastrado e configurado no menu FPA 1.3-I, tabela 2.
- A opção de seleção “Gerar funcionários c/ conta” tem a finalidade de:
1 – Gerar o arquivo de crédito para um novo banco da empresa para todos os funcionários, neste caso marcar a opção.
2 – Gerar o arquivo de crédito para o banco atual. Neste caso deixar desmarcado para fazer a abertura de conta dos funcionários que ainda não tenham conta aberta, normalmente usado para funcionários novos ainda sem conta bancária.
Menu FPA 4.3- G, utilizado para fazer a geração do arquivo bancário, para creditar os salários nas contas dos funcionários.
Para a utilização de créditos em conta, antes é necessário ter cadastrado os bancos e suas agências no menu FPA 1.3-I, tabela 2-Bancos e Caixas e vinculados no cadastro de cada funcionário, menu FPA 1.8-A, botão <Cálculo e Pagto>, nas opções “Banco/Caixa de pagamento”, “Nº conta corrente” e informando também o tipo de conta do funcionário no campo “Crédito salário em”, exemplo conta corrente, poupança ou salário.
Observação: Somente o banco da empresa terá que ter o preenchimento dos botões de <Crédito em c/c> e o botão <Dados adicionais>, menu FPA 1.3-I, tabela 2, o banco dos funcionários não requer estas configurações. Os dados destes dois botões são fornecidos pelo banco.
Executando o menu FPA 4.3-G

- No campo “Código do banco” deverá ser informado o banco da conta da empresa, banco que tem cadastrado a conta da empresa.
- No campo “Nº geração” conforme alguns bancos é necessário informar o sequencial da geração, ou seja, sempre um número crescente.
- No campo “Data base” será informada a data em que ocorrerá o crédito.
***Lembrando que todos os campos possuem linha amarela de ajuda no rodapé.
Ao avançar na primeira tela, abrirá a tela de seleção padrão dos funcionários. Neste, você pode selecionar para um, vários ou todos os funcionários que terão o crédito em conta, assim como informar a competência, tipo de recibo e situação do funcionário.

- No campo “Tipo de ficha financeira”, quando selecionado a opção 3-Intercalada, poderá ser selecionado um ou mais tipos de recibos calculados clicando a direita no botão com os (três pontinhos) facilitando assim gerar um crédito de salário quando houver mais tipos de recibos calculados dentro do mês, como férias e adiantamento de 13º salário. Poderá também ser usado o filtro de data de pagamento, assim irá gerar somente os recibos calculados com esta data.
- No campo “Situação do funcionário” será selecionado como diz o nome, a situação do registro cadastral. Um dos itens a observar, por exemplo, nesta seleção é quando funcionário tiver rescisão calculada, assim será necessário selecionar no campo “Situação do funcionário” a opção 3-Intercalada e dentro desta a opção “D” funcionário demitido, caso contrário não será gerado o arquivo de crédito.
Retorno de crédito em Conta
Menu FPA 4.3-R, utilizado para importar o arquivo de retorno do banco para verificar os créditos efetivados aos funcionários. Para isto será preciso informar o código do banco usado na geração do crédito de pagamento, menu FPA 4.3-G, e selecionar o arquivo de retorno no campo “Localização/nome do arquivo”. O relatório que será mostrado tem a finalidade da conferência dos créditos que ocorreram para os funcionários.

Os bancos que possuem arquivo de retorno do crédito em conta no SIGER® são:
001-Banco do Brasil:
Layout DEB 473
Layout CNAB 240
041-Banrisul
Layout Sistema BRR
Layout Sistema BLV
104-Caixa Econômica Federal
Layout CEF 150
Layout CNAB 240
237-Bradesco
Layout CNAB 240
341-Itaú
Layout CNAB 240
745-Banco Citibank S.A.
Layout Citibank
748-Sicredi
Layout CNAB 240
756-Sicoob/Ecocredi
Layout CNAB 240
Menu FPA 4.3-T, utilizado para gerar o arquivo de transferência de cadastro entre bancos, para abertura de nova conta para os funcionários. Este recurso permite gerar para quem já tem conta cadastrada assim como para quem não tem. Na janela seleção padrão de funcionários, poderá ser filtrado os funcionários.

Menu FPA 4.3-H, utilizado para enviar ao banco BRADESCO ou ITAU o arquivo de holerite do recibo de pagamento do funcionário que poderá ser impresso no terminal eletrônico bancário com os vencimentos e descontos simulando o recibo de pagamento entregue pela empresa.
Será necessário informar o código do banco cadastrado no menu FPA 1.3-I, tabela 2, o tipo de recibo, período de competência do recibo e o tipo de operação se for inclusão ou alteração de um arquivo já enviado.

Informar o lote para inclusão, deve ser um sequencial livre, quando for alteração, informar o mesmo lote enviado na inclusão. No campo busca dia útil, indica a regra para buscar dia útil para quando a data de pagamento não for dia útil.

Menu FPA 4.3-P, utilizado para processar o arquivo de retorno enviado anteriormente pelo menu FPA 4.3-H que tem o objetivo de mostrar os funcionários que foram processados. Deverá ser informado o código do banco e a localização do arquivo salvo anteriormente.

Menu FPA 4.3-E, utilizado para gerar arquivo para empréstimo consignado para o Banco 341-Itaú. Deverá ser informado o banco pagador e o período da geração e na segunda tela, abrirá a janela de seleção padrão de funcionários para selecionar quem vai ser processado no arquivo.
