×

Controle de LOG

 
A palavra "LOG" é um termo técnico que indica todo o procedimento que um sistema utiliza para gravar os eventos que ocorrem durante sua execução, para possível verificação posterior.
 
O controle de LOG do SIGER® mantém um registro de todas as operações dos usuários durante a execução do sistema, permitindo que posteriormente possam ser consultados esses registros e verificadas as opções que foram executadas por cada usuário. Possibilita ainda que exista um monitoramento online dos usuários que estão utilizando o SIGER® e quais opções estão sendo acessadas no momento. Se for necessário também é possível eliminar os registros de LOG do sistema (para liberar espaço no servidor, por exemplo), através de opção específica.
 
Observação: Por questão de segurança, o acesso aos registros do LOG do SIGER®, bem como sua eliminação, somente é permitido ao supervisor do sistema.
Cada vez que o sistema é acessado, uma nova sessão é aberta. Se o mesmo usuário estiver logado em dois computadores distintos, ainda que possua o mesmo nome de identificação, a sessão aberta por cada uma das execuções será diferente, permitindo identificar qualquer execução do SIGER®.
 
A partir do início da execução do SIGER® (abertura de uma nova sessão), o fluxo dos registros no LOG segue conforme exemplificado no diagrama abaixo:
 
 
 

Exemplo de registro

 
Acompanhando o diagrama acima (numeração do fluxo principal, destacada em vermelho), podemos exemplificar ações que quando executadas gravariam registros no LOG do SIGER®:
 
  • Quando é informado o usuário e a senha, na tela inicial do SIGER®, é registrado no controle de sessões os dados da sessão que está sendo iniciada
  • Ao executar qualquer opção de menu é registrado no LOG diário a data e hora inicial, mantendo atualizados os dados do usuário na sua respectiva sessão
  • Ao confirmar uma operação que faça qualquer tipo de atualização na base de dados do SIGER®, como no cadastro de clientes/fornecedores, por exemplo, é gravado um registro de LOG indicando esta operação, seja ela inclusão, alteração ou exclusão. Esses eventos não serão registrados em processos onde há atualização de muitos registros (como na transferência de códigos de cadastros, em cálculos e em processamentos gerais)
  • Ao encerrar uma determinada opção (retornando ao menu) é registrada a data e hora de fim desta opção no LOG diário
  • Ao encerrar o SIGER® é registrada a data e hora de fim no LOG diário e é eliminado o registro da sessão