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Controle de créditos para PIS/COFINS

 
Os registros 1100 - Controle de Créditos Fiscais PIS/PASEP e 1500 - Controle de Créditos Fiscais COFINS realizam o controle de saldos de créditos fiscais de períodos anteriores ao da atual escrituração, bem como eventual saldo credor apurado no próprio período da escrituração.
 
O valor de crédito descontado no período atual é carregado automaticamente cada vez que os registros relacionados passarem por alguma alteração. Por exemplo, qualquer manutenção que modifique os créditos ou débitos disponíveis vai acionar o recálculo das compensações. Mesmo assim, pode ser definido pelo usuário o valor específico em cada registro e esse valor será mantido, permitindo indicar em qual período gostaria de fazer o desconto.
Os registros 1100 e 1500 do próprio período da apuração só devem existir se houver saldo credor que ficará disponível para períodos seguintes. Estes registros são criados e eliminados automaticamente conforme a situação final das compensações.
 
A compensação dos créditos nestes registros ocorre da seguinte forma:
  •  Primeiro, os valores informados manualmente pelo usuário são descontados;
  • Depois, créditos anteriores até 60 meses serão compensados, partindo do período mais antigo;
  • Por fim, se ainda houver débito restante, os créditos atuais serão aplicados.
 
 
Controle de créditos para PIS/COFINS
 
 
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Aba do registro sendo alterado

1. Aba do registro sendo alterado
A parte superior do grid de registros (aba) sempre indica qual é o registro SPED correspondente às informações apresentadas.
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Botão de consulta

2. Botão de consulta
O botão de consulta permite visualizar os dados do registro que está selecionado no momento.
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Botão de inclusão

3. Botão de inclusão
O botão de inclusão permite inserir novos registros manualmente caso necessário.
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Botão de alteração

4. Botão de alteração
O botão de alteração permite modificar registros existentes manualmente caso necessário.
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Botão de exclusão

5. Botão de exclusão
O botão de exclusão permite apagar registros manualmente caso necessário.
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* Registros incluídos ou alterados pelo usuário

6. * Registros incluídos ou alterados pelo usuário
Este indicador estará sempre visível nas telas que controlam alteração manual das informações. Qualquer registro que tenha sido incluído ou alterado manualmente pelo usuário após a apuração automática será destacado na cor vermelha, indicando as informações que não possuem origem nos movimentos do período.