Configuração da Formulação
O dado que vai indicar o comportamento do centro de custo como ponto de controle é o parâmetro "Ponto de controle" que fica no botão <Dados do centro de custo> na manutenção da formulação (GIN 1.7-A). + Saiba mais
Os valores possíveis para o campo são:
1-Não
2-Sim
3-Sim e retorna anteriores
Ao configurar o dado na formulação, o sistema necessita consistência no cadastro de forma que os centros de custo da formulação sigam uma ordem lógica de pontos de controle. Centros de custo configurados com determinado ponto de controle, devem:
-
Ponto de controle: 2-SimCentro de custo normal, que pode ser apontado/retornado normalmente
-
Ponto de controle: 1-NãoCentro de custo não pode ser apontado/retornado
-
Ponto de controle: 3-Sim e retorna anterioresCentro de custo normal, que pode ser apontado/retornado normalmente, mas, além disso, retorna todos os centros de custos anteriores que não estão configurados como ponto de controle.Obrigatoriamente, sempre que configurar um ou mais centros de custo com ponto de controle como 1-Não, deve haver pelo menos um centro de custo posteriora esses que seja ponto de controle como 3-Sim e retorna anteriores.Exemplo:
-
CENTRO DE CUSTO A
-
Ponto de controle: Sim
-
CENTRO DE CUSTO B
-
Ponto de controle: Não
-
CENTRO DE CUSTO C
-
Ponto de controle: Sim e retorna anteriores
-
CENTRO DE CUSTO D
-
Ponto de controle: Não
-
CENTRO DE CUSTO E
-
Ponto de controle: Não
-
CENTRO DE CUSTO F
-
Ponto de controle: Sim e retorna anteriores
Neste exemplo acima, os CENTROS DE CUSTOS B, D e E não podem ser apontados e a ordem lógica do apontamento/retorno dos centros de custo de uma ordem de produção desta formulação será da seguinte forma:
-
Aponta CENTRO DE CUSTO A;
-
Aponta CENTRO DE CUSTO C, automaticamente retorna também o CENTRO DE CUSTO B;
-
Aponta CENTRO DE CUSTO F, automaticamente retorna também o CENTRO DE CUSTO D e F.
