×

34- Nota de remessa triangular

 

HIPÓTESE DE UTILIZAÇÃO

Utilizada nos casos em que não tenha sido emitida a nota fiscal de remessa de operação triangular, sendo possível informar a nota fiscal de venda e a partir do valores desta nota fiscal informada, será automaticamente emitida a nota fiscal de remessa com os mesmos valores.
 

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃO

Deve ser informada a série e número da nota de venda que não tenha sido gerada a remessa.
A CFOP utilizada na nota fiscal de venda deve permitir operações triangulares, caso contrário não será possível gerar a emissão da Nota de remessa triangular.
 

PARTICULARIDADES DA NOTA FISCAL EMITIDA

Será gerada automaticamente pelo SIGER® baseada nos valores da nota fiscal de venda informada. Deve ser indicado o cadastro para qual a nota fiscal de remessa deve ser emitida.
É possível emitir esta nota fiscal sem valores, para isso basta configurar uma sequência de CFOP da remessa com as configurações de Tipo de movimento igual a 1-Movimento zerado e Tipo de escrituração fiscal igual a 3-Somente observações.
Nos "Dados adicionais" do DANFe, será indicado a seguinte mensagem: “ESTE DOCUMENTO TEM POR FINALIDADE APENAS ACOMPANHAR O TRANSPORTE DE MERCADORIAS VENDIDAS ATRAVÉS DA NOTA (SÉRIE E NÚMERO DA NOTA DE VENDA) EMITIDA EM (DATA EMISSÃO DA NOTA DE VENDA) PARA (NOME DA EMPRESA DA NOTA DE VENDA), (ENDEREÇO DA EMPRESA DA NOTA DE VENDA), CNPJ: (CNPJ DA EMPRESA DA NOTA DE VENDA), INSCR.EST: (INSCRIÇÃO ESTADUAL DA EMPRESA DA NOTA DE VENDA), CUJAS MERCADORIAS SERÃO ENTREGUES AO DESINTÁRIO POR CONTA E ORDEM DO AQUIRINTE ORIGINÁRIO, EM VENDA À ORDEM”
 

PARTICULARIDADES QUANTO AO REGISTRO FISCAL (ENTRADAS/SAÍDAS)

A nota fiscal será demonstrada normalmente no registro de entradas/saídas (conforme CFOP).
 

EFEITOS SOBRE A APURAÇÃO DE ICMS, IPI, PIS E COFINS

- Nesta nota fiscal de remessa, não será destacado ICMS, pois por padrão a CST de ICMS não incide o imposto.
- Nesta nota fiscal de remessa, não será destacado IPI, pois por padrão a CST de IPI não incide o imposto. Porém se a nota fiscal de venda tributou IPI e na nota fiscal de remessa existir a necessidade de possuir o mesmo valor da venda, é possível configurar nas Vendas e Faturamento, menu 1.2-A – Dados Adicionais – Enquadramento Fiscal – IPI o parâmetro “Destaca IPI nota de remessa à ordem” que fará com que o valor do IPI tributado na nota fiscal de venda, seja destacado no campo “Despesas acessórias” da nota fiscal de remessa, fazendo com que este valor some no Total da Nota de remessa.
- Nesta nota fiscal de remessa, não será tributado PIS/COFINS, pois por padrão a CST de PIS/COFINS não incide o imposto.
 

EFEITOS NA INTEGRAÇÃO COM CONTROLE FINANCEIRO E CONTABILIZAÇÃO

Esta nota fiscal não integra com o financeiro nem contabilidade.
 

EFEITOS NO CONTROLE DE ESTOQUES

Esta nota fiscal não influencia no Controle de Estoques, pois a movimentação ocorre através da nota fiscal de saída por venda.