×

97 - Público-alvo

 
Tabela genérica de cadastro de Público-alvo do produto, menu 1.3-I, tabela 97. Também disponível no menu 1.3-M de manutenção consolidada.
 
A definição do Público-alvo (predominante) do produto, tem como objetivo estabelecer a segmentação de mercado, identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.
 
Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
 
Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.
 

Boas práticas para definir segmentação

 
Escolha dos critérios de segmentação
  •     Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos.
  •     Critérios de personalidade e de estilo de vida.
  •     Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; Segmentação face ao processo de decisão; Segmentação em função das quantidades adquiridas; Segmentação em função da sua rentabilidade; Segmentação em função das situações ou eventos; Segmentação em função dos hábitos de utilização;
  •     Critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto;
  •     Segmentação multicritérios
 
97 - Público-alvo
1

Código

1. Código
Código do cadastro de público-alvo.
 
2

Abreviação

2. Abreviação
Abreviação de até 12 caracteres para o cadastro do público-alvo.
Pode ser utilizado em relatórios ou grids que não tenham espaço para listagem da descrição.
 
3

Descrição

3. Descrição
Descrição do cadastro do público-alvo.
 
4

Inativação

4. Inativação
Configuração de inativação/bloqueio de utilização desse código de público-alvo. + Saiba mais