97 - Público-alvo
Tabela genérica de cadastro de Público-alvo do produto, menu 1.3-I, tabela 97. Também disponível no menu 1.3-M de manutenção consolidada.
A definição do Público-alvo (predominante) do produto, tem como objetivo estabelecer a segmentação de mercado, identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.
Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.
Boas práticas para definir segmentação
Escolha dos critérios de segmentação
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Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos.
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Critérios de personalidade e de estilo de vida.
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Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; Segmentação face ao processo de decisão; Segmentação em função das quantidades adquiridas; Segmentação em função da sua rentabilidade; Segmentação em função das situações ou eventos; Segmentação em função dos hábitos de utilização;
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Critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto;
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Segmentação multicritérios
![]() Configuração de inativação/bloqueio de utilização desse código de público-alvo. + Saiba mais
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