Riscos
FPA 1.4-M ou I, tabela 14, utilizado pelo módulo RHU para atender demandas da Segurança e Saúde do Trabalho.
Nesta opção, cadastra-se os riscos dos ambientes de trabalho que constam no PPRA vigente do Cliente, os quais serão vinculados nos ambientes ou nos deptos/seções/cargos de acordo com a opção de implantação de SST pelo Cliente.
Importante preencher cada campo da tela de cadastro, bem como as informações solicitadas em cada botão na parte inderior da tela. Veja abaixo imagem expemplo de como efetuar este cadastro. O campo "fator de risco" é tabela do eSocial, cada risco deve estar vinculado a um item desta tabela, basta clicar F8 e SIGER® vai abrir a lista de opções da tabela, selecionar o fator correspondente ao risco, trata-se de informação bem técnica, importante ser realizada por técnico de segurança ou engenheiro de seg do trabalho ou com acompanhamento de um deste profissionais.

No botão <E.P>, ao clicar nele, vai abrir uma nova janela onde deve ser informado o EPI utilizado para elidir os efeitos deste risco, sempre seguindo o que está definido no LTCAT/PPRA e PCMSO vigentes da Empresa. Veja abaixo a tela exemplo.

O botão <Exames> serve para informar os exames que o PCMSO indica para controlar os efeitos do risco que está sendo cadastrado. Este exame não necessariamente precisa ser vinculado ao risco, ele também poderá ser vinculado no cargo, na seção, no departamento, no ambiente ou ainda direto no PCMSO criado no SIGER. A forma de vinculação disso será definida na hora da implantação da Saude e Segurança do Trabalho, direto com o consultor de implantação RECH e o responsavel pelo SESMT da Empresa.
Abaixo veja a tela exemplo da vinculação de exame no cadastro do risco.

Quanto ao botão <Descrição>, quando o "fator de risco" que deve ser informado na tela principal do cadastro do risco for " outros ", ou seja, quando não tem um fator especifico apontado na tabela do eSocial, no campo descrição deve ser informado um breve resumo para explicar em que circunstancia este risco pode ocorrer.
Sobre o botão < Danos a saúde > o mesmo deve ser preenchido de acordo com o sugerido pelo médido do trabalho no PCMSO da Empresa. Abaixo uma imagem exemplo.

O botão < Conclusão > deve ser preenchido se nas avaliações realizadas de cada risco foi emitido um parecer ou conclusão e esta, está informada no LTCAT e ou PPRA da Empresa, caso contrario, não preeencher. Abaixo uma imagem exemplo.

Ja sobre o botão < Fundamentação Legal > também deves informar, caso no LTCAT/PPRA, está informado qual a fundamentação legal utilizada para as avaliações deste risco. Campo não obrigatório. Abaixo um exemplo simbólico.

