Relatório - Movimento de Produtos Cadastrados

 
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No SIGER® é possível emitir um relatório de movimentos (de nota fiscal) de produtos cadastrados.
Este relatório é bastante interessante por que a partir dele é possível listar também os produtos "não movimentados", ou seja, que não tiveram nota fiscal em determinado período conforme seleção padrão.
Essa, aliás, é uma necessidade bastante "comum" nas organizações em relação a análise de vendas.
 
A primeira tela do relatório indica os parâmetros básicos para listagem do mesmo.
Vamos a eles:
Relatório - Movimento de Produtos Cadastrados
 
1

Tipo de relatório

Existem duas opções, sendo:
1-Analítico
2-Sintético
Qual a diferença entre ambos?
No analítico são listados os movimentos dos produtos, podendo agrupá-los.
No sintético, são listados apenas os produtos, acumulando os seus dados.
 
Abaixo exemplo do relatório analítico e do relatório sintético:
 
  • Relatório 1-Analítico agrupado pela opção 06-Cliente
Veja que exibe o cliente e logo abaixo dele as notas fiscais associadas ao mesmo.
 
  • Relatório 2-Sintérico agrupado pela opção 06-Cliente
 
Veja que não exibe os resultados "nota fiscal a nota fiscal", consolidando os totais por produto.
Mas, mesmo assim, ao final do relatório são listados os totais por cliente conforme a opção de agrupamento feita.
 
2

Agrupamento

São as opções de subtotalização do relatório.
Existem, neste caso 11 opções, sendo:
 
 
3

Saltar página

Quando escolhido alguma opção de agrupamento é possível marcar o parâmetro "Saltar Página".
Neste caso o SIGER salta página a cada troca de agrupamento.
 
4

Produtos não movimentados

Existem aqui três opções.
Sendo:
1-Não lista: Não lista produtos que não tiveram nota emitida no período
2-Lista geral: Lista os produtos não movimentados no final da listagem, considerando as vendas de toda a listagem
3-Lista p/agrupamento: Lista os produtos não movimentados antes do total de cada agrupamento, considerando assim somente as vendas de cada agrupamento.
 
 
Após a tela principal do relatório SIGER® vai exibir a seleção padrão de vendas do faturamento.
É a mesma aplicada em vários outros menus do sistema.
Mas atenção: Não existe aqui a possibilidado período faturado e de filtrar: pedidos e cupons do PDV.
A seleção é restrita a nota fiscal. 
Nesta seleção é possível, por exemplo, filtrar o período faturado (Ex: Buscar somente notas emitidas entre 01/01/2021 a 24/07/2021).
Vide:
 
 
Mais tarde, abrirá uma listagem para seleção de produtos.
Ou seja: Você pode focar na seleção somente de produtos de determinado grupo, por exemplo.
Ou produtos de uma certa classificação contábil, etc.
Vide:
 
 
Após é emitido o relatório.
 
Exemplo prático de aplicação do relatório para melhor entendimento do manual
 
Vamos supor que o gerente comercial da sua empresa necessita de um relatório sintético que liste as vendas do último mês agrupando as mesmas por grupo de produto (filtrando somente o grupo de produto cod. 107). Porém, gostaria de saber também quais os itens que estão nos respectivos grupos que não foram vendidos no mês.
Deseja listar dados oriundos de notas fiscais de junho de 2021.
Descontando eventuais devoluções pela emissão da nota de venda.
 
Na seleção do relatório vamos escolher as seguintes opções:
 
 
SIGER® vai abrir a seleção padrão do faturamento.
Vamos processar devoluções e  Vamos filtrar somente notas fiscais de junho de 2021.
 
 
Seleção feita ao clicar no botão <Seleção Notas>
 
 
Ao avançar na seleção padrão de faturamento, vai abrir a seleção de produtos.
Vamos filtrar somente os resultados do grupo 107.
 
 
RELATÓRIO:
Vide que o sistema listou os produtos que tiveram vendas no período filtrado e logo abaixo listou os demais produtos
que não tiveram movimento no período filtrado.