Estatística de Venda Comparativa (entre períodos)
No SIGER® é possível emitir uma listagem comparativa de vendas entre períodos diferentes.
É possível processar pedidos e/ou notas emitidas de venda o que torna o relatório bastante útil para as análises de venda. Também permite uma série de acumuladores (produto, cliente, representante, etc).
Menu: FAT 5.7-P
Vamos detalhar a tela de configuração do relatório

 Estatística trienal
Indica que a estatística deverá ser processada comparando o período nos últimos 3 anos.
Ao marcar esta opção o SIGER® vai mudar o comportamento dos campos "Comparar" e Com"
O que muda?
A idéia inicial deste relatório é que você consiga comprar um período de vendas contra outro.
O ganho está justamente em poder digitar estes dois períodos a serem comparados.
Por exemplo, pode ser comparado o mês de janeiro de 2018 com o mês de maio de 2021
Ou pode ser comparado a primeira quinzena de janeiro de 2021 com a primeira quinzena de fevereiro de 2021. Basta nesse caso alimentar as datas que estão dispostas nos campos "comparar" e "com" nesta primeira tela do relatório.
Porém, quando você marca a opção "estatística trienal" o campo "com" fica desabilitado.
Apenas é permitida a inserção de valores no campo "Comparar"
Motivo: O SIGER automaticamente vai comparar esse período nos últimos três anos.
Exemplo: ao digitar 01/01/2021 a 31/01/2021 no campo com e marca a opção "estatística trienal" o sistema irá exibir uma comparação deste período nos últimos 3 anos.
Resultado:
Veja que o sistema exibiu uma coluna para cada ano (últimos 3 anos).
O acumulador é o "grupo de produto".
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 1º acumulador
Para este relatório, entenda por acumulador o que será listado na primeira coluna.
Existem várias opções, tais quais:
01-Cliente: Lista o relatório acumulando por cadastro de cliente
02-Produto: Lista o relatório acumulando por cadastro de produtos
03-Representante: Lista o relatório acumulando pelo representante vinculado a venda.
04-Grupo de cadastro: Lista o relatório acumulando por grupo vinculado ao cadastro de cliente.
05-Grupo de produtos: Lista o relatório acumulando por grupo vinculado ao cadastro de produto.
06-Class.contábil: Lista o relatório acumulando pela classificação contábil vinculada ao cadastro de produto
07-Fabricante: Lista o relatório acumulando pelo cadastro de fabricante vinculado ao cadastro de produto
08-Zona de vendas/região: Lista o relatório acumulando pela zona de vendas vinculada ao cadastro de clientes
09-UF: Lista o relatório acumulando pela UF vinculada ao cadastro de cliente
10-Cidade: Lista o relatório acumulando pela cidade vinculada ao cadastro de cliente
11-Marca: Lista o relatório acumulando pela marca vinculada ao cadastro de produtos
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 2º acumulador
Dependendo a opção que você configurou no "primeiro acumulador" o sistema permite escolher um segundo nível de acumulação através do campo "2º acumulador".
Exemplo: Se você escolhe o acumulador 01-Cliente
o segundo acumulador poderá ser 01-Código (codificação do cliente do SIGER®) 02-CNPJ Base ou 03-Holding.
Exemplo de como fica o relatório caso escolha no primeiro acumulador a opção 01-Cliente e no segundo acumulador a opção 01-Código
Veja que o sistema passa a emitir em cada linha do relatório um código de cliente.
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 Quantidade ou peso
Existem três opções disponíveis, sendo:
1-Quantidade (do pedido/nota)
2-Peso pedido (peso registrado no pedido/nota)
3-Peso produto (peso registrado no cadastro de produto)
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 Comparar
Período inicial para comparação.
Vai de um dia até outro.
Exemplo: de 01/01/2021 a 31/01/2021.
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 Com
Período final para comparação.
Também vai de um dia até outro.
Exemplo: de 01/02/2021 a 28/02/2021
Resultado: SIGER® vai comparar o período de 01/01/2021 a 31/01/2021 com 01/02/2021 a 28/02/2021.
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 Quantidade acondicionada
Caso a empresa trabalhe com formas de acondicionamento, exporta coluna contendo a quantidade acondicionada.
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Ao avançar na tela de configuração do relatório...
Sistema vai exibir a tela de seleção padrão de vendas do faturamento.
MUITO IMPORTANTE: Esta seleção serve para indicar várias coisas, tais quais:
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Deve considerar para as vendas: Pedidos e Notas Fiscais?
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Deve abater devolução do valor faturado?
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Deve processar valor com ou sem frete?
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Deve processar pedidos e/ou notas a partir de que data?
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Deve processar pedidos e/ou notas até qual data?
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Entre várias outras combinações de filtros...
Esta é a mesma seleção padrão que é listada em vários relatórios do módulo de vendas e faturamento do SIGER®.
Para saber um pouco mais sobre ela, acesse aqui + Saiba mais
Ao avançar nesta tela, o SIGER® vai listar o relatório em formato excel.
Exemplo: