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Relatório ABC

 

O que é a Curva ABC?

 
A Curva ABC é um método de classificação que permite a ordenação das informações quanto ao grau de importância. Isso facilita as análises, processamento das informações e a tomada de decisão.
Ela estabelece uma ordem de prioridades, ou seja, separa os itens com o objetivo de priorizar os que agregam mais valor para a instituição.
 
Isso ajuda na tomada de decisão para definir a estratégia de quais itens em estoque poderão ter prioridades.
 
No SIGER® no que diz respeito aos reletórios de vendas podemos extrair analise ABC de: Cliente, Produto, Construção, Referência, Marca, Linha, Subgrupo de produto, Fabricante e coleção.
 
Neste manual vamos detalhar como funciona a emissão deste relatório que se dá dentro do módulo de Vendas e Faturamento através do menu 5.3-A
 

Emissão do relatório

 
Menu: FAT 5.3-A
 
Sistema irá abrir uma tela para configuração da emissão do relatório:
 
Relatório ABC
1

Análise ABC de

O sistema permite análise ABC por diversas opções:
 
 
As mais utilizadas pelos clientes são: 1-Cliente e 2-Produto.
Não quer dizer que as demais não sejam válidas. Bem pelo contrário, aliás.
Depende de como você utiliza o ERP.
 
Por exemplo: Se a empresa vincula ao cadastro de produtos (menu 1.6) "linha" e/ou "coleção" pode ser viável emitir com as opções "6" ou "9" para fazer uma análise ABC considerando isto.
 
Outras empresas vinculam a "marca" ao cadastro de produtos e emitem um ABC considerando esse dado. Também pode ser uma análise relevante para saber, por exemplo,  as "marcas" mais vendidas no mix de produto seja por quantidade ou valor.
 
E, por fim, outras empresas utilizam a "referência"como sendo o principal "codificador" dos produtos. Neste cenário, agrupar pela opção 4 pode ser adequado.
Uma outra análise relevante pode ser obtida através da opção 8-Fabricante. Exemplo: os fabricantes dos produtos vendidos que possuem maior preponderância nas vendas.
 
Por vezes, poderá ser necessário também fazer uma análise por subgrupo de produtos dependendo de como a empresa organizou sua estrutura de cadastros.
 
2

Acumular clientes por

É possível acumular clientes de 3 formas diferentes, sendo:
 
 
1-Código: Agrupa pelo código numérico (gerado pelo SIGER®) para o cliente.
2-CNPJ base: Agrupa pelo CNPJ base dos cadastros
3-Holding: Agrupa pela Holding vinculada ao cadastro de cliente
 
Obs.:
Essa opção somente está disponível se a análise ABC for 1-Cliente
 
 
3

Ordem

Esta é uma das configurações mais importante do relatório pois indica que análise ABC será ou por valor (R$ opção 1), por quantidade (opção 2), por peso (opção 3)
 
           
 
Obs.: Quanto a opção peso será ordenado em ordem decrescente de acordo com o peso. Mas atenção: Para as opções "por peso" funcionarem os pedidos devem estar com os pesos corretos (o que remete ao cadastro de produtos estar com peso unitário corretamente configurado). Para maiores informações, contatar a Rech Informática.
 
4

Dados adicionais

É possível listar no relatório alguns dados adicionais, sendo:
1-Nenhum
2-Peso
3-Acumulados
4-CNPJ
5-Cliente última compra
 
...
Vamos explicar melhor elas
 
1-Nenhum: Não lista nenhuma coluna adicional no relatório.
 
2-Peso: Poderá listar também os dados referentes aos pesos. É muito útil quando a unidade de venda de um produto, por exemplo, é peça porém a empresa quer fazer uma análise em "kilos" de quantas peças foram vendidas.
Situação prática: Empresa irá fazer uma análise ABC por Produto por ordem de Quantidade.
Porém, o gestor deseja que o sistema liste uma coluna com o "peso" (em KG) referente a venda unitária total
Vide como fica no relatório:
 
 
 
3-Acumulados: Lista os valores acumulados (quantidade de pedido e valor médio por pedido)
Exemplo: Supondo que a empresa faça uma análise ABC por produto ordenando por quantidade.
Produto Cod.1 vendeu 2.416 unidades que representam um valor de R$ 500.764,32 e é o "campeão" do período.
O produto Cod. 11 vendeu 250 unidades que representam um valor de R$ 17.300,00 ficando em "segunda colocação".
Veja que ao usar a opção "3-Acumulados" o sistema "cria" coluna de valor acumulado e soma os R$ 500.764,32 + R$ 17.300,00 listando o valor de R$ 518.064,32
Vide:
 
 
4-CNPJ: Lista uma coluna adicional com o CNPJ do cliente.
Exemplo: Supondo que a empresa faça uma análise ABC por cliente ordenando por quantidade.
Porém, gestor queira que liste o CNPJ de cada cadastro neste relatório.
 
 
5-Cliente última compra: Poderá listar o cliente que realizou a última compra.  É muito útil quando na análise por produto, nós queremos, por exemplo, listar os dados do último cliente que efetuou compra daquele item.
 
Exemplo: Supondo que a empresa faça uma análise ABC por produto ordenando por quantidade.
Apesar de ser um relatório por produtos, o sistema irá "criar" uma coluna com o cliente da última compra daquele produto referente ao período filtrado.
Vide exemplo abaixo:
 
 
5

Agrupa produtos por

Selecione como serão agrupados os cadastros para classificação ABC
 
 
Como funcionam os agrupamentos no relatório?
São "quebras" que o sistsma fará subclassificando os itens.
Exemplo prático: Empresa irá fazer uma análise ABC por Cliente por ordem de Quantidade.
Porém, o gestor deseja que o sistema "quebre" os dados por grupo de cadastro. Ou seja: separa os clientes por grupo e subtotaliza.
 
Vide como fica no relatório:
 
Algumas limitações em relação aos agrupamentos:
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por construção
As opções de agrupamento serão menores, sendo:
 
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por marca 
Não conseguirá agrupar por 7-Marca (por uma questão de redundância já que a análise em si já está sendo feita por Marca)
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por linha 
Não conseguirá agrupar por 8-Linha (por uma questão de redundância já que a análise em si já está sendo feita por Linha)
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por subgrupo de produto 
Não conseguirá agrupar por 9-Subgrupo de produto (por uma questão de redundância já que a análise em si já está sendo feita por subgrupo de produto)
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por fabricante 
Não conseguirá agrupar por 6-Fabricante (por uma questão de redundância já que a análise em si já está sendo feita por fabricante)
 
Caso você escolha para listar o relatório ABC por coleção 
Não conseguirá agrupar por 10-Coleção (por uma questão de redundância já que a análise em si já está sendo feita por coleção)
 
6

Lista custo do produto

Indica que deve listar coluna com o custo do produto.
 
7

Totaliza por combinação

Separa os itens pela combinação do produto utilizada nos pedidos.
A tempo: Válido para empresas que utilizam cadastro de "combinação".
Exemplo: Para uma indústria de calçados, pode existir o produto código 10-Sapato masculino.
Este item será dividido em combinações. Exemplo:
10-Sapato Masculino / Combinação 01 -> Cinza
10-Sapato Masculino / Combinação 02 -> Preto
10-Sapato Masculino / Combinação 04 -> Marrom
 
Obs.:
Somente está disponível se a análise for por produto
 
8

Dados do produto

Caso a analise ABC seja por: 2-Produto ou 4-Referência será possível listar coluna adicional com dados do produto. Sendo:
 
 
 
9

Lista grade

Caso o produto seja vendido em formato grade, lista a grade padrão dos itens de pedidos.
Basta neste caso escolher a opção 2
 
 
10

Acumula por cliente vendas s/holding

Caso a análise ABC seja por 1-Cliente
E você opte por acumular clientes por 3-Holding
O SIGER possibilita marcar uma flag "Acumula por cliente vendas s/holding"
O que isso faz?
Resposta: Para vendas sem holding, deve listar acumulando por código do cliente.
 
 
 
Avançando na primeira tela do relatório, será aberta uma seleção padrão.
 
 
MUITO IMPORTANTE: Esta seleção serve para indicar várias coisas, tais quais:
  • Deve considerar para as vendas: Pedidos e Notas Fiscais?
  • Deve abater devolução do valor faturado?
  • Deve processar valor com ou sem frete?
  • Deve processar pedidos e/ou notas a partir de que data?
  • Deve processar pedidos e/ou notas até qual data?
  • Entre várias outras combinações de filtros...
 
Esta é a mesma seleção padrão que é listada em vários relatórios do módulo de vendas e faturamento do SIGER®.
Para saber um pouco mais sobre ela, acesse aqui + Saiba mais
 
Exemplo prático de relatório:
 
Vamos emitir um relatório ABC de clientes.
A ordem será por valor. Ou seja: Do maior para o menor.
Deve listar dados adicionais de peso.
Deverá fazer um agrupamento  por grupo de cadastro.
Também deve listar o custo do produto.
 
Seleção:
 
 
Relatório final: