Processo de Importação

 
O Processo de Importação é a rotina onde será cadastrado e definido dados de transporte, frete e despesas referente a importação. O menu que será utilizado é o 3.3-M, Manutenção Consolidada.
 
Através do botão <Incluir> é que será incluso um novo processo. Inicialmente é necessário informar o Exportador e depois clicar no botão <Selecionar>. Serão exibidos os itens da PO´s do Exportador. Basta marcar os itens desejados.
 
 
No botão <Despacho> são carregadas as informações já informadas na PO, com possiblidade de alteração.
 
 
No botão <Transporte> serão informados os dados de transporte do processo. Como é possível informar apenas um transportador, este deverá ser o cadastro que fará o trecho final de transporte. O transportador aqui informado listará na nota fiscal de Nacionalização.
 
 
Vamos detalhar alguns dos campos da janela de "Informações do transporte:
 
  • Complemento: são inseridas informações referente ao navio ou avião responsável pelo transporte internacional da carga.
  • Valor de frete prepaid: o frete aqui inserido será somado no valor total da nota de Nacionalização, mas não será destacado no campo "Frete" da nota.
     
 
  • Valor de frete collect: o frete aqui inserido será somado no valor total da nota de Nacionalização e será destacado no campo "Frete" da nota.
 
 
  • Identificação: este campos poderá conter informações adicionais sobre a identificação do navio ou meio de transporte. Ex: referência do navio, código do avião.
  •  Número do documento: será identificado o número do documento de carga, podendo variar de acordo com o meio de transporte. Ex: CRT, BL.
 
No botão "Embarque" serão identificados os volumes e características de armazenamento dos produtos.
 
 
O botão <Despesas> identifica os valores a serem computados na nota de importação. Cada despesa poderá ter um formato de cálculo próprio, como veremos no sub item deste tópico. Os valores de despesas serão exibidos no campo "Outras Despesas Acessórias" da nota fiscal.