Para tornar as rotinas das metas de vendas mais flexíveis e configuráveis, foram criados na manutenção da empresa alguns parâmetros para definir as configurações a serem usadas nos cadastros das metas, agrupadores e campanhas de venda. A aceitação dos parâmetros está disponível no menu FAT 1.2-A, <Dados p/pedido>, <Metas>.

 Aceita agrupador de metas de venda pai
Indica se permite aceitar agrupador de metas de venda pai. Ao marcar essa opção será habilitado mais um campo na manutenção dos agrupadores, onde será possível informar outro agrupador como pai do agrupador em manutenção, possibilitando criar vários níveis de agrupamento para as metas.
Esta configuração pode ser utilizada quando existe mais de uma meta a ser controlada para o mesmo filtro. Por exemplo:
- Metas por representante e por produto
» Pode ser criado o agrupador pai filtrando o representante e atribuindo um valor total de vendas para ele no período.
» Usando este como agrupador pai, ele ficará um nível acima na hierarquia e porteriormente poderão ser cadastrados novos agrupadores vinculados a ele, filtrando o(s) produto(s) e atribuindo os valores de meta para cada um. O cadastramento das metas filhas conta com um recurso facilitador, no menu " Manutenção de Metas Filhas". + Saiba mais
|
 Filtra forma de acondicionamento
Indica se na manutenção da meta de venda, ao filtrar um produto base de acondicionamento, deve filtrar automaticamente as formas de acondicionamento filhas do produto.
|
 Permite meta com valor zerado
Indica se permite cadastrar metas com valores zerados. Por padrão, irá sempre obrigar a informar algum valor ao cadastrar as metas.
|
 Aceita valor unitário
Indica se na manutenção de metas filhas permite informar o valor unitário para compor o valor total da meta.
Quando marcado esse parâmetro, na manutenção das metas filhas ao informar o valor unitário, será calculado o valor total da meta multiplicando o valor unitário pela quantidade informada. Para poder informar o valor unitário a meta deve ser do tipo quantidade e valor.
|
 Tipos de metas
Indica os tipos de metas que poderão ser controlados nos cadastros de metas. Somente os tipos marcados estarão habilitados para serem usados nas metas de venda. Estão liberadas para uso as opções a seguir:
-
Meta de Valor - Controla metas por valor vendido
-
Meta de Quantidade - Controla metas por quantidade vendida
-
Meta de Positivação - Controla metas por positivação de clientes
-
Meta de Variedade de Produtos - Controla metas por variedade de produtos vendidos
|
 Considera valor não faturado como realizado
Indica se na apuração deve considerar o valor não faturado como valor realizado da meta de venda. Quando marcado, o valor realizado da meta conterá também a parte não faturada das vendas apuradas.
Importante! Este parâmetro é utilizado na apuração das metas pelo FAT 4.D-G. O processo de apuração tem o recurso de consolidação de siglas, que é definido na configuração da campanha FAT 4.D-A. Sugere-se realizar a configuração desse parâmetro nas outras siglas de forma que as siglas que são consolidadas na apuração estejam configuradas da mesma forma.
|
 Altera metas parcialmente apuradas
Indica se permite alterar metas que estejam parcialmente apuradas.
|
|