Metas de Venda Avançadas
As metas de venda avançadas, que possuem manutenção através do menu 4.D do módulo de Vendas e Faturamento, foram criadas para permitir maior flexibilidade no cadastro de metas no SIGER®.
As metas de vendas avançadas buscam atender aos diferentes cenários de configuração possíveis, tendo uma estrutura simples, mas com a robustez necessária para entregar os resultados esperados. Por meio das metas de vendas avançadas poderão ser criadas metas configuráveis respeitando filtros definidos por meta, permitindo criar agrupadores de metas e também podendo definir os tipos de metas a serem usados.
Conforme podemos verificar na imagem abaixo, a estrutura das metas de vendas avançadas foi pensada de forma hierárquica, de forma que está organizada em três níveis, sendo eles, Campanha de vendas, Agrupadores de metas e Metas de vendas.

Antes de qualquer cadastro, é importante analisar os cenários que desejam monitorar nas metas, para que possa vislumbrar toda hierarquia necessária.
Assim poderão ser determinados os tipos de metas que serão utilizados. Na imagem de exemplo acima, o agrupador possui filtros para delimitar o representante que será considerado na apuração enquanto que as metas de venda deste agrupador são do tipo valor. Por exemplo:
» Campanha: Natal 2021
» Agrupador: Filtro de Representante = José
» Meta: R$ 2.000,00
Enquanto que o agrupador A2 da imagem pode conter filtros diferentes, como por exemplo um filtro de cliente ou região, e neste agrupador usar metas do tipo quantidade. Por exemplo:
» Campanha: Natal 2021
» Agrupador: Filtro de UF dos clientes = PR
» Meta: 25.000 unidades
Desta forma, em uma mesma campanha, podem ser monitoradas metas distintas.