Mapa de Fluxo de Caixa

 
O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações, sendo um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
 
Estão disponíveis quatros opções para emissão do mapa de fluxo de caixa, a listagem no menu FIN 4.8-L (Listagem Mapa Fluxo de Caixa), FIN 4.8-M (Listagem Mapa Fluxo Mensal) + Saiba mais, FIN 4.8-P (Mapa Fluxo com Disponibilidade) + Saiba mais e FIN 4.8-R (Resumo Previsto x Realizado) + Saiba mais.
 
A listagem do mapa de fluxo de caixa lista somente os movimentos da semana informada na seleção do relatório.
 
Mapa de Fluxo de Caixa
1

Totaliza recebimentos por

Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os recebimentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
3-Zona venda/região: Agrupa os valores dos documentos por zona e região, mas para os cadastros dos clientes devem estar configurados com a sua região. + Saiba mais
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado. + Saiba mais
 
2

Totaliza pagamentos por

Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os pagamentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado.+ Saiba mais
 
3

Data de referência

Data de referência usada para posição dos documentos, não serão considerados documentos emitidos após esta data.
 
4

Data de fluxo inicial e final

Data de fluxo inicial e final para processamentos dos documentos, estes campos estão desabilitados, pois as data são projetadas a partir da data de referência.
 
Exemplos:
Data de referência: 09/10/2021
Data de fluxo inicial: 16/10/2021 (sábado anterior)
Data de fluxo final: 22/10/2021 (próxima sexta-feira)
 
Data de referência: 14/10/2021
Data de fluxo inicial: 09/10/2021 (sábado anterior)
Data de fluxo final: 15/10/2021 (próxima sexta-feira)
 
5

Tipo de moeda

Seleção da moeda para conversão dos valores dos documentos, opção disponível quando a empresa possui o módulo adicional variação monetária.
 
6

Considera saldo disponibilidades

Este campo define a data para considerar o saldo das disponibilidades, caixas/contas correntes, opções disponíveis:
1-Data de movimento: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de movimento.
2-Data de conciliação: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de conciliação, serão considerados somente os movimentos conciliados, utilizar essa opção quando realiza a conciliação dos movimentos de caixa/conta corrente pelos menus FIN 3.4-Z ou FIN 3.7-C. + Saiba mais
 
7

Lista código agrupamento

Este campo define a listagem dos códigos das contas contábeis e de planejamento financeiro nos agrupamentos (recebimentos/pagamentos), opções disponíveis:
1-Sim, analítico/acesso: Identifica as contas contábeis pelo código analítico e as contas do planejamento pelo código de acesso.
2-Sim, sintético/estruturado: Identifica as contas contábeis pelo código sintético e as contas do planejamento pelo código estruturado.
3-Não lista código: Não lista código nos agrupamentos, identificada os agrupamentos apenas a descrição.
 
8

Saldo inicial

Este campo permite definir o saldo inicial a ser considerado no mapa de fluxo de caixa, este campo é importante para correta análise do relatório de fluxo de caixa, pois será a partir dessa seleção que o SIGER® processará os movimentos dos caixas/contas correntes para calcular o saldo inicial do relatório, se não informar o saldo ou selecionar as opções de processamento do saldo, o relatório sempre iniciará com saldo zero. Opções disponíveis:
1-Informa manual: Permite informar manualmente o saldo inicial a ser considerado no fluxo de caixa, essa opção é utilizada quando não é realizado o controle de caixa/conta corrente no SIGER®, então o responsável pela emissão do relatório pode informar manualmente o saldo das contas correntes.
2-Saldo anterior à data inicial: Calcula o saldo inicial processando os movimentos do caixa/conta corrente até o dia anterior ao início do fluxo. Por exemplo, se emitir o fluxo de caixa com a data inicial de fluxo no dia 01/09, o SIGER® processará os movimentos de caixa/conta corrente até o dia 31/08.
3-Saldo dos movimentos: Calcula o saldo inicial processando todos os movimentos do caixa/conta corrente, inclusive movimentos posteriores ao início do fluxo.
 
Observação: Quando selecionado as opções 2 ou 3, o SIGER® exibirá a janela "Caixa/conta corrente" para selecionar os caixas e contas correntes para compor o saldo das disponibilidades.
 
 
Na tabela genérica 11-Caixa/conta corrente possui o campo para definir se os caixas e contas correntes integram com fluxo de caixa + Saiba mais, então para os caixas que não devem ser considerados na emissão dos relatórios de fluxo de caixa, selecionar a opção "3-Não exibe" e para os caixas que serão considerados na composição do saldo das disponibilidades, selecionar a opção "1-Sim".
 
 
9

Empr.a consolidar

O mapa de fluxo de caixa possibilita a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
 
 
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
 
10

Sem fluxo de caixa

Marcado o campo, listará, inclusive, os documentos que não possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado no documento do financeiro.
 
Desmarcado, serão listados somente os documentos que possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado.
 
Observação: Os documentos podem ser gravados no financeiro com o campo "Fluxo de caixa" desmarcado, dependendo da configuração da espécie de documento, do local de cobrança ou caso o usuário tenha desmarcado manualmente.
 
Como identificar que o documento está marcado para não listar ou processar no relatório de fluxo de caixa, exemplo na imagem a seguir.
 
 
 
Exemplos da emissão do mapa de fluxo de caixa
 
  • Totalizando por local de cobrança:
     
 
  • Totalizando por grupo de cadastro:
 
 
  • Totalizando por conta do planejamento financeiro