Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

 
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.
 
Dentre as finalidades do MDF-e destacam-se:
 
1. Permitir o rastreamento da circulação física da carga;
2. Identificar o responsável pelo transporte a cada trecho do percurso;
3. Consolidar as informações da carga acobertadas por um único CT-e ou NF-e;
4. Agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito;
5. Registrar as alterações/substituições das unidades de transporte ou de carga e seus condutores;
6. Registrar o momento do início e do fim do transporte.
 
Para melhor entendimento do fluxo do MDF-e, acessar a Cartilha Nacional do MDF-e: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/mdfe/Documentos#
 
No ícone CARTILHA NACIONAL DO MDF-e, terá maiores informações sobre essa obrigação: