Notas de Despesa que Devem Agregar Custo em Itens de Nota de Importação

 
Algumas despesas da importação não estão relacionadas na Declaração de Importação (DI) e nem fazem parte da nota de importação, como é o caso das despesas com despachante e algumas despesas de armazenamento, por exemplo.
Apesar de não estarem descritas na DI, essas despesas fazem parte dos custos de importação e por isso as empresas geralmente desejam que esses valores sejam rateados nos itens importados.
Para resolver essa questão, é possível a partir de algumas configurações no SIGER®, indicar que uma nota de serviço lançada nos Livros Fiscais, deve ter seu valor rateado como custo nos itens de uma nota específica de importação. Esse custo fará parte dos valores de movimento de estoque dos produtos e vai adicionar valor ao custo de aquisição desses produtos no cadastro.
 

Observações importantes

  • O valor da nota de serviço destinado a cada item será adicionado no estoque em lançamento único, ou seja, irá gerar um movimento de valor no estoque, ao invés de somar esse valor ao movimento original de compra por importação.
  • As notas de despesa precisam ser lançadas nos Livros Fiscais dentro do mesmo mês em que foi emitida a nota de importação, caso contrário não fará a apropriação correta de valor.
 

Configurações necessárias:

  • No módulo de Livros Fiscais, menu 1.2-A, botão [Lançamento NF], a configuração "Rateia valor de serviço p/custo do estoque" deve estar configurada com a opção 1 ou 3, sendo que a diferença entre elas é o crédito ou não dos impostos sobre o valor do serviço que será agregado ao movimento de estoque do item referenciado.
 
 
  • Depois que for confirmada essa configuração, ao acessar os cadastros de fornecedor, no botão [Fiscais], vai estar habilitada a configuração "Rateio valor serviço para custo do estoque", que deve ser marcada em todos os fornecedores de serviço cujas notas devem agregar custo aos itens de importação.
     
 

Lançamento da nota

  • No menu LFI 2.7-I, ao concluir o lançamento de nota de serviço de fornecedor que esteja configurado para Ratear o  valor do custo no estoque, irá abrir uma janela para referenciar em que nota(s) quer ratear esse custo e em seguida, em quais itens.
  • Obs.: O lançamento da nota de serviço pode ser feito também pelo módulo de Estoque, no menu LFI 2.C-I ou pelo módulo Controle de Compras, no menu COM 3.4-I.
 
 
 
  • Avançando nesta janela o lançamento da nota será concluído, e já será possível verificar nos movimentos de estoque desses itens que houve  acréscimo desse valor.
Além disso, o valor também estará somado ao custo de aquisição do produto no cadastro, desde que a nota de importação referenciada tenha sido o último movimento de aquisição do produto.