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Integrações Empresa x Escritório

 
INTEGRAÇÃO FIN x CTB
 
Para visualizar os documentos financeiros na contabilidade, o Siger® possibilita realizar a integração dos módulos através de uma única rotina gerada a partir da configuração da empresa, contas contábeis e históricos.
Pode ser realizada por empresas que controlam a contabilidade internamente, como também pelas que possuem contabilidade externa, em escritórios contábeis que utilizam o Siger®.
 
INTEGRAÇÕES EMPRESA x ESCRITÓRIO
 
Para que seja possível realizar a integração dos dados da empresa com o escritório, é necessário que esta possua o módulo da contabilidade ou o adendo Contabilidade para Integração. Os cadastros de cliente/ fornecedor, plano de contas e históricos devem ser iguais em ambas as bases.
 
PLANO DE CONTAS
O plano de contas deve ser exportado da base do escritório e importado na do cliente.
Para exportação do plano é feita no menu CTB 1.6-L para posteriormente ser adaptado ao layout de integração do Siger® e importado na base da empresa.
 
 
O download do layout de importação será efetuado no menu CTB 5.2-X, onde também será realizada a importação após o preenchimento.
 
 
HISTÓRICOS
A mesma tratativa deve dar-se com os históricos. Para realizar a exportação, deve-se criar um relatório no padrão do layout no menu 9.2-I e importar no CTB 1.8-R. Neste último também é possível verificar o layout de importação.
 
 
CONFIGURAÇÕES
 
PARÂMETROS
No menu FIN 1.2-A, botão Dados das integrações, marcar a opção Integra na contabilidade.
 
 
Para integrar as contas contábeis constantes nos cadastros de clientes e fornecedores, acessar o menu 1.1-P – botão Financeiro de qualquer módulo, no campo Integra conta contábil do cliente/ fornecedor selecionar a opção 4-Cfe. histórico.
No campo Integra observação docto no compl. hist., selecionar a opção 3-Todas observações e no Histórico caixa/conta corrente, opção C-Contabilidade.
 
 
CONTAS E HISTÓRICOS
No menu FIN 1.1-H, o Siger® possui históricos financeiros padrões e também possibilita a criação de novos. Ao clicar na lupa, é apresentada a tela de consulta, onde será definida a configuração das contas contábeis nos históricos para as operações correspondentes. No campo Utiliza conta contábil, selecionar a opção 1- Cadastro, e definir o histórico e a conta referentes a operação nos campos seguintes.
OBS.: A conta do cliente/ fornecedor cadastrada neste menu deverá ser genérica e irá ser utilizada apenas se não constar conta contábil no cadastro (1.5-M).
 
 
Uma vez configurado para assumir a conta contábil do cadastro, é ideal que os cadastros de clientes e fornecedores tenham a conta vinculada no menu de qualquer módulo 1.5-M – botão Financeiros – Dad. Contábeis/Fin. – Conta Devedora (se for cliente, ou credora no caso de fornecedor).
 
 
Para configurar as operações realizadas através de notas fiscais, serão indicados os históricos e contas nos CFOP’s normalmente utilizados pela empresa. Menu 1.3-M tabela 10, na segunda janela (após o primeiro “Avançar”).
 
 
 
ROTINA DE INTEGRAÇÃO
 
Após realizadas todas configurações necessárias, será efetuada a integração dos movimentos financeiros. O Siger® possibilita a simulação de uma prévia, através do menu FIN 3.5-R, que permite visualizar se haverá inconsistências na integração. Após a validação do relatório e, se necessário, ajustes das inconsistências, a integração será realizada no menu FIN 3.5-I.
 
Integrações Empresa x Escritório
1

Período dos lançamentos

1. Período dos lançamentos
Mês dos movimentos a serem visualizados.
2

Período p/integração

2. Período p/integração
Corresponde a seleção do período do mês a ser visualizado, conforme as opções abaixo:
 
3

Integra por fato contábil

3. Integra por fato contábil
Integrar pela data do fato contábil.
4

Descrição do cadastro

4. Descrição do cadastro
Descrição do cadastro.
5

Lançamentos por documento

5. Lançamentos por documento
 Visualização dos lançamentos por documento.
6

Integra obs. nota por lançamento entrada

6. Integra obs. nota por lançamento entrada
Define a integração da abservação da nota de entrada.
7

Integra obs. nota por lançamento saída

7. Integra obs. nota por lançamento saída
Define a integração da abservação da nota de saída.
8

Integra obs. documento compl. hist

8. Integra obs. documento compl. hist
Integra observação do documento complementar.
9

Documento integra obs. compl. hist

9. Documento integra obs. compl. hist
<TODO>: Inserir texto de descrição aqui...
10

Integra obs.documento conta histórico

10. Integra obs.documento conta históricoIntegra na observação do documento a conta e históico.
 
11

Ordem dos lançamentos

11. Ordem dos lançamentos
Ordem que deseja visualizar os lançamentos.
12

Listar clientes/fornecedores diversos

12. Listar clientes/fornecedores diversosListar clientes e fornecedores diversos (cadastros genéricos).
 
13

Movimentos a listar

13. Movimentos a listar
Possibilita marcar as opções de movimentos do financeiro a serem listados no relatório.
14

Dia

14. Dia
Inserir o dia do mês quando a opção 2 - Período p/integração for definido como "Diário".
 
INTEGRAÇÃO CTB EMPRESA x CTB ESCRITÓRIO
Para integrar a contabilidade da empresa com a do escritório, é necessário exportar os lançamentos da empresa na rotina CTB 5.2-E (figura 1), e importar na base do escritório CTB 5.2-L (figura 2).
Figura 1 – Escolher local para exportação do arquivo.
Figura 2
A partir deste processo, o escritório poderá seguir a conciliação contábil, com as informações advindas da própria rotina do cliente.